REUNIÃO DO GRUPO DE RH TRATA DO TEMA LIDERANÇA

34234353534

Para que uma organização obtenha resultados satisfatórios, a participação de seus colaboradores no processo de produção é essencial. E esse envolvimento depende muito de uma liderança que seja capaz de manter um bom relacionamento com as pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho, de forma a incentivar a sua equipe no atingimento de objetivos. Mas como trabalhar este profissional para que seja um bom líder?

Para tratar deste assunto, o SINDIMETAL/PR convidou o prof. Ariosto Fabiano de Moraes para ministrar palestra sobre o tema: “Liderança – Visão Sistêmica”. A palestra aconteceu no dia 17 de agosto, durante a Reunião do Grupo de Recursos Humanos do SINDIMETAL/PR.

Segundo Moraes, liderança é uma função gerencial diretamente relacionada ao relacionamento com as pessoas. “Para que o líder exerça a função com competência é fundamental que o profissional tenha um bom convívio com a sua equipe, conheça muito bem suas atividades. Além disso, ele deve conhecer a cultura e os processos da empresa, tanto os administrativos quanto os de planejamento estratégico”, declara o professor.

Durante a reunião, Moraes apresentou ainda três aspetos fundamentais para a formação de um líder:

A Visão Empresarial: consiste na capacidade técnica, administrativa e organizacional do profissional em coordenar equipes para que gerem bons resultados para a empresa.

A Visão Profissional: Saber aliar a capacidade técnica à capacidade administrativa e à capacidade de relacionamento interpessoal, determinando o seu estilo de comando e demonstrar, ainda, ter capacidade de tomar decisões e assumir riscos.

Visão Humana: Segundo o professor, esta é a principal ferramenta de um bom líder: desenvolver a sua capacidade de trabalhar e gerenciar pessoas, saber incentivar e manter a equipe alinhada, obtendo um feedback positivo e gerando bons resultados.

No entanto, Moraes explica que, em boa parte das empresas, o líder tem um comportamento diferente do desejado. “O líder cresce pelo técnico e morre pelo humano. Não adianta ser um bom técnico se você não sabe se relacionar com sua equipe”, declara.

Outro importante ponto a ser respeitado dentro de uma organização é o Fluxo de Informações, diz Moraes. “Noventa e cinco por cento dos problemas ocorrem pelo erro no fluxo de informação. Se esse fluxo anda de forma errada, nada na empresa irá funcionar. Portanto, trabalhem com mais carinho suas lideranças. Deem oportunidade para que eles possam exercer sua atividade com profissionalismo, e os capacitem. Só assim, a empresa terá melhores resultados”, finaliza.