COMO EVITAR CAUSAS TRABALHISTAS FOI TEMA DE CURSO NO SINDIMETAL/PR

SAM_2822

Com um cenário marcado por forte recessão e aumento do desemprego, uma das preocupações que atinge a classe empresarial são os processos trabalhistas. A grande maioria das empresas busca diversos meios para evitar, ou pelo menos diminuir, o número de passivos trabalhistas, no entanto, apesar das inúmeras iniciativas, as equipes de RH das empresas ainda continuam se deparando com esses problemas. E o que fazer diante deste quadro?
Assim, com o objetivo de alertar os profissionais quanto ao conjunto de regras que regem a relação empresa-colaborador, o SINDIMETAL/PR, em parceria com a SENAI, promoveu o Curso “Como evitar problemas trabalhistas”. O evento aconteceu na terça-feira (28), na sede do sindicato, e contou com a participação de 30 profissionais de empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR.
Ministrado pela advogada e instrutora do Senai, Dra. Lorena Mari Clemente, os temas desenvolvidos foram: admissão, vigência da relação empregatícia, rescisão do contrato e gestão de conflitos trabalhistas, entre outros.
Segundo a Dra. Lorena Clemente, o fator primordial para evitar causas trabalhistas é a união de esforços entre o setor administrativo (RH) com o departamento jurídico. Segundo a advogada, ambos os setores precisam “andar de mãos dadas”, ou seja, terem noções sobre as atividades de cada setor. “Se os setores mantiverem a sua rotina com a documentação, planejamentos e estratégias em ordem, dificilmente a empresa será penalizada em causas trabalhistas”.
Outro ponto considerado importante pela advogada é o bom relacionamento com o colaborador. Para Lorena, grande número de ações na justiça trabalhista refere-se à falta de respeito e valorização do colaborador, fato que resulta em indenização por danos morais, assédio moral, assédio sexual, etc.
“Hoje, o relacionamento é a base de tudo para que você possa evitar qualquer tipo de conflito, não só no direito do trabalho, mas também no direito de família, seja no que for. As condutas e as atitudes entre empregado/empregador vão falar mais alto diante de uma ação, do que propriamente o registro no papel. Essas relações, quanto mais transparentes forem, menos causas e ações à empresa vão ocasionar”, finaliza.