PEOPLE ANALYTICS FOI TEMA DA REUNIÃO DO GRUPO DE RH DO SINDIMETAL/PR

Não é de hoje que as empresas, especialmente os profissionais de RH, buscam sistemas eficientes para análise e coleta de dados sobre pessoas que fazem parte de seus quadros de pessoal. Porém, até bem pouco tempo, implantar um sistema de análise de pessoas era bastante oneroso para as empresas.

Nos dias atuais, no entanto, com o grande volume de informações armazenadas e disponíveis por meio da internet e redes sociais, os sistemas de análises desses dados foram se tornando cada vez mais acessíveis, e hoje se apresentam como uma preciosa ferramenta para os RHs. “E empresas que não adotarem esse novo mecanismo de informação de dados, denominado People Analytics, poderão ficar para trás”.

Foi com essa frase que o sócio-diretor da Bachmann & Associados, Dórian Bachmann, abriu a reunião do Grupo de RH do mês de agosto no SINDIMETAL/PR. O encontro aconteceu na sede da entidade, no dia 14 de agosto.

Durante o encontro, ele conversou com os presentes sobre a metodologia do People Analytics; sua relação com o big data, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) no RH; as vantagens e como implantá-la nas empresas.

De acordo com Bachmann, People Analytics não é uma ferramenta, mas sim uma metodologia cujo princípio é a coleta, organização e análise de dados aplicados à gestão de pessoas numa empresa.

“É a aplicação de técnicas de análise de dados na área de recursos humanos para responder perguntas de interesse do negócio, e o seu objetivo principal é melhorar a qualidade das tomadas de decisões nas organizações tendo como base informações relacionadas aos trabalhadores”.

Bachmann explicou que esses dados são coletados desde os registros que a empresa já tem do seu empregado, até a busca por informações contidas nas redes sociais e internet. Esses dados são analisados e transformados em informação útil para os profissionais de RH.

Ao final, Bachmann deu uma dica para quem quer implantar a metodologia na empresa: “A empresa que quiser entrar nesse futuro precisa dominar algumas habilidades como o uso de indicadores, análise das relações de causa e efeito, bem como ter noções ou entender alguns conceitos de estatística”, finaliza.

Participaram da reunião 14 profissionais das empresas associadas ao SINDIMETAL/PR.