GRUPO DE RH DO SINDIMETAL/PR DEBATE O TEMA “ COMO A EMPRESA PODE DEMONSTRAR QUE ESTÁ EM DIFICULDADES ECONÔMICAS“

SAM_1147 SAM_1160 SAM_1151

Já é notório que a crise econômica que o país atravessa vem prejudicando todos os setores da economia. No Paraná, o cenário não é diferente.

O setor industrial, sobretudo o metalmecânico, vem sofrendo sucessivas quedas, fato este que gera perda de clientes e endividamento excessivo, comprometendo, assim, o futuro das empresas.

Se o setor não consegue reagir a este caos econômico, a única alternativa que resta é reduzir custos com planos de demissões voluntárias, lay off, etc.

Para debater sobre o assunto, o SINDIMETAL/PR convidou a analista da Gerência de Fomento e Desenvolvimento da FIEP, Viviane Gariba de Souza, sobre o tema “Como a empresa pode demonstrar que está em dificuldades econômicas”. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), na sede do SINDIMETAL/PR.

Na ocasião, Viviane trouxe indicadores que traçam um panorama sobre o movimento e a evolução do emprego no Paraná e os setores que mais perderam vagas em 2015, por conta da retração na economia.

Pelo levantamento apresentado, os municípios do Estado que mais fecharam postos de trabalho foram São José dos Pinhais, Curitiba e Araucária. “ O setor, além de estar demitindo, está fechando o quadro de funcionários, ou seja, as empresas não estão contratando”, disse. Viviane.

Viviane ainda comentou sobre o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), programa, desenvolvido pelo governo federal. Ela apresentou resumidamente o PPE, seu objetivo e a forma de adesão pelas empresas.

O programa foi criado, por meio da Medida Provisória (MP) 680/2015 e tem como intuito reduzir o número crescente de demissões, oferecendo uma oportunidade para as empresas que passam por dificuldades financeiras de fortalecer sua situação econômico-financeira.

Aspectos fiscais também foram abordados pelo representante da Berti Contadores, Eder dos Anjos. Eder comentou sobre os cuidados que a empresa precisa ter na análise dos seus dados, objetivando identificar as dificuldades e tomar medidas para sobreviver ao momento de dificuldade. Aspectos como perda de lucratividade, tributação, aumento dos custos com energia, renegociação de contratos de locação de imóvel foram debatidos pelos presentes.

Roberto Sotomaior Karam, diretor do SINDIMETAL/PR que conduziu a reunião, destacou a necessidade das empresas manterem-se unidas e participarem das atividades do Sindicato. “O Sindicato só conseguirá dar um efetivo apoio às empresas se elas participarem dos eventos e pesquisas, compartilhando suas experiências e municiando a entidade de dados para o efetivo conhecimento da situação que o setor enfrenta”, finaliza Karam.