CURSO PROMOVIDO PELO SINDIMETAL/PR, EM PARCERIA COM A PUC/PR, TRATA SOBRE A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Atualmente, debates, palestras e cursos voltados aos temas Indústria 4.0 e transformação digital nas indústrias têm sido recorrentes. Aprofundar conhecimentos sobre esses assuntos, com o objetivo de tornar a indústria mais produtiva e competitiva, tornou-se fundamental.

Nesse sentido, para explicar os conceitos e processos da intitulada 4ª revolução industrial, bem como entender como está ocorrendo a adaptação ao novo sistema pelas fábricas o SINDIMETAL/PR, em parceria com a PUC/PR, promoveu, de 11 a 22 de março, o curso “Fundamentos da Indústria 4.0 – Casos Práticos”.

O curso, ministrado pelos professores Anderson Luis Szejka, Claudio Navarro, Rafael de Tarso Schroeder, Marcos Raymundo Loest, Glauco Fürstenberger e alguns convidados, tratou de desmistificar o tema Indústria 4.0. Os professores apresentaram o conceito de produtos e produção inteligente, de cultura para inovação com foco na Indústria 4.0 e explicaram, ainda, o processo de transformação digital para esse novo modelo.

Segundo o professor Anderson Szejka, o foco principal da Indústria 4.0 é trazer os dados e informações dos processos produtivos em tempo real, ao alcance dos planejadores e gestores, para uma tomada de decisão assertiva.

“Porém, diferente da Indústria 3.0, que pregava uma automatização massiva dos processos, a Indústria 4.0 busca a construção de uma fábrica inteligente e conectada e, muitas vezes, o payback para a aplicação das tecnologias de conectividade, integração horizontal e vertical não atendem as expectativas da empresa. Este é um dos principais desafios para as empresas brasileiras”, declara

 

Participaram do evento 31 representantes de empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR.