ATENÇÃO!!! IMPORTANTE!!! CRISE COVID-19 – INFORME SOBRE DEMANDAS DO SETOR INDUSTRIAL APRESENTADAS PELA FIEP À COPEL

Prezados Associados:

Informamos que em razão dos pleitos apresentados pelos diversos sindicatos filiados, a FIEP entrou em contato com a Copel encaminhando o ofício anexo (ANEXO 1 Ofício Fiep Copel) e solicitou os três itens abaixo:

I – A cobrança, neste momento de pandemia, apenas do consumo de energia elétrica e não da demanda contratada:

II – A renegociação da dívida em juros menores no caso de inadimplência; e

III – O não desligamento de unidades empresariais nesse período.

A resposta foi enviada através do Ofício anexo (ANEXO 2 Ofício resposta Copel) que, basicamente, diz o que segue:

a) primeiro pleito, demanda e consumo: a Copel através da Associação Brasileira de distribuidoras de energia elétrica solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica que tomasse uma atitude nesse sentido, mas de forma padronizada e em termos nacionais, para evitar que a distribuidora do estado tenha que arcar com grande prejuízo da isenção destas tarifas de demanda. Estamos, portanto, aguardando essa decisão da ANEEL e acompanhando juntamente com a CNI esta demanda.

b) segundo pleito: a Copel informou que reduziu o seus juros mensais para negociação de dívidas em 0,5 ponto percentual passando dos 1.79 % ao mês anteriores para 1.29% ao mês atualmente para negociação.

c) terceiro pleito: a Copel informou que está seguindo as determinações da ANEEL quanto ao não desligamento das unidades residenciais, mas também nos informou, via telefone, que neste momento de pandemia irão adotar todas as formas possíveis de negociação com todas as empresas para que não haja nenhum tipo de desligamento na questão empresarial. Assim, a Fiep recomenda que qualquer empresa que tenha algum problema relacionado a essa questão de energia elétrica, que entre em contato com a Copel no atendimento e pleiteie esta negociação.

Em caso de dúvidas, contate o SINDIMETAL/PR.