Vote Bem é vencedor do Prêmio Boas Práticas Eleitorais

É com grande satisfação que o  SINDIMETAL/PR, que fez parte desta campanha, parabeniza a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) pelo “Prêmio Melhores Práticas Eleitorais” do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.(TRE).

Movimento de conscientização política articulado pela Fiep foi reconhecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná na categoria Comunicação

Cerimonia de Premicao - Premio Boas Praticas Eleitorais

Cerimônia de Premiação – Prêmio Boas Práticas Eleitorais

Campagnolo (à direita), recebeu a premiação do presidente do TRE-PR, Luiz Fernando Tomasi Keppen (Foto: Gelson Bampi)

A campanha Vote Bem, articulada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com mais de 100 entidades, foi uma das vencedoras do prêmio Boas Práticas Eleitorais, entregue nesta segunda-feira (30), em Curitiba, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O Vote Bem foi premiado na categoria Comunicação, em que foram reconhecidos também o Aplicativo para Denúncias Eleitorais, da OAB/PR, e o Portal Gazeta do Povo – Eleições 2016.

Movimento apartidário de conscientização política, o Vote Bem tem por objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância da escolha criteriosa dos candidatos e a necessidade de cada cidadão monitorar os eleitos. Ao longo de 2016, a campanha atuou no compartilhamento de informações e promoveu importantes debates sobre temas de interesse coletivo. Em todas as ações, o Vote Bem buscou estimular o exercício da cidadania e colaborar para o aprimoramento do sistema político e da gestão pública no país.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que recebeu a premiação, destacou que o reconhecimento deve ser dividido com todas as pessoas que, de alguma forma, se envolveram com o Vote Bem. “Não é a Fiep que está sendo reconhecida por esse trabalho, mas todas as mais de 100 instituições que se envolveram, os vários artistas voluntários que gravaram vídeos, os cidadãos que gravaram depoimentos, as pessoas que foram às escolas fazer palestras. Esse é nosso maior prêmio: conseguimos transmitir à sociedade a importância do voto”, disse.

Campagnolo acrescentou ainda que o Vote Bem voltará em 2018, quando ocorrerão eleições gerais. Até lá, porém, o movimento deve seguir incentivando a participação da sociedade em debates fundamentais para o aprimoramento da democracia brasileira, como a reforma política. “O Vote Bem quer continuar nas ruas, nas praças, nas mídias, no ambiente das escolas, das indústrias, do comércio e em todo local para discutir o que é melhor para a reforma política”, afirmou.

Para o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do TRE-PR, iniciativas como o Vote Bem serviram para que o Paraná tivesse, no ano passado, um de seus processos eleitorais mais maduros. “Nunca tivemos antes eleições tão limpas no Paraná e com um debate em torno das ideias. O processo eleitoral foi um processo amadurecido, e por isso premiamos aqueles que se destacaram”, afirmou. “Muitos são os que criticam, poucos são os que elogiam. Mas quem faz, e faz bem feito, merece o reconhecimento público, é isso que fizemos”, acrescentou.

Os esforços da Fiep para a criar uma maior conscientização política no país foram elogiados também pelo presidente da OAB/PR, José Augusto Araújo de Noronha. Uma das instituições que apoiaram o Vote Bem, a OAB também foi reconhecida pelo TRE-PR por ter lançado, na última eleição, o Aplicativo para Denúncias Eleitorais.

“A Fiep foi parceira da OAB no objetivo de termos eleições limpas e transparente e com as pessoas votando com consciência”, disse, destacando também os resultados alcançados pelo aplicativo. “Tivemos mais de 700 denúncias, sendo que mais de 500 foram encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral. Tenho certeza que muitos dos eleitos ainda correm o risco de perder seus diplomas por causa dessas denúncias”, completou.