UNIDADE DO SENAI–CIC SEDIA O 2º ENCONTRO DA GOVERNANÇA METALMECÂNICA RMC

Na última segunda-feira (18-03), a Governança Metalmecânica RMC promoveu uma visita técnica à unidade do Senai CIC. A atividade marcou o segundo encontro do grupo neste ano e teve por objetivo apresentar e facilitar a troca de conhecimentos sobre os processos de inovação e Inteligência Artificial (IA), oferecidos às indústrias pelo Senai CIC.

Abrindo os trabalhos, o presidente do SINDIMETAL/PR, Julio Cesar Maciel, deu as boas-vindas a todos os participantes. Em seu discurso Julio destacou a importância do trabalho de capacitação de mão de obra qualificada e das ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico desenvolvido pelo Senai.

“Que possamos absorver todas as informações oferecidas pelo Senai no que tange aos cursos de qualificação, ou programas direcionados à indústria. Não tenho dúvidas de que os serviços oportunizados nesse encontro da Governança contribuirão para aprimorar os negócios  industriais.” Julio aproveitou a oportunidade para apresentar a nova gestora executiva do SINDIMETAL/PR, Tania Mara Rinaldi, aos industriais participantes da reunião.

As atividades tiveram início com a palestra do consultor de inovação do SEBRAE/PR – Regional Leste, Augusto Machado, sobre o tema “Panorama, Tendências e Conjunturas da Industria no Estado”. Logo após, a equipe do Senai trouxe as soluções e serviços com foco na educação profissional, inovação, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial, ferramenta esta que se tornou indispensável para a otimização os  processos industriais.

Serviços voltados à internacionalização

Durante o encontro houve, também, a apresentação dos serviços desenvolvidos pelo Centro Internacional de Negócios do Sistema Fiep (CIN-PR). Na ocasião, a gerente de relações internacionais da FIEP, Caroline Pinheiro do Nascimento, discorreu sobre o trabalho de internacionalização realizado pela equipe e apresentou, ainda, o Programa Exporta Mais, destinado a empresários que desejam entrar no mercado externo, mas ainda possuem pouca experiência em comércio exterior.

A última apresentação do dia foi conduzida pela coordenadora do PEIEX em Curitiba, Luciana Grandra Ardreguetto, que comentou sobre o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), desenvolvido pela Apex-Brasil para que as empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura.

Lançamento da Residência de Inteligência Artificial MPE

Durante o evento o consultor do Sistema Fiep, Marcos Souza, fez o lançamento oficial da Residência de Inteligência Artificial MPE, uma ação voltada às micro e pequenas empresas. Marcos apresentou o programa detalhando, como funcionará a ação, quantas indústrias poderão participar neste primeiro momento, os benefícios para as empresas do setor metalmecânico, bem como o investimento necessário para participar da Residência.

Segundo o consultor, o foco da ação é fomentar projetos de inovação para o desenvolvimento de produtos e processos inteligentes, além de capacitar profissionais no uso da tecnologia de inteligência artificial e técnicas de Machine Learning.

Impressão dos  Participantes da Governança

Ao final  do evento os participantes tiveram oportunidade de conhecer todas as instalações do Senai CIC. Para os integrantes da Governança, a visita foi uma ótima oportunidade de conhecer todos processos de inovação e tecnologia oferecidos pelo Senai -CIC.

Rogério Ramos, diretor da empresa True Work, expressou sua satisfação em fazer parte do  grupo. “A Governança Metalmecânica proporciona uma oportunidade incrível de aprendizado e networking entre empresas. Sobre o tema IA, discutido hoje no encontro, é uma ferramenta que já utilizamos no desenvolvimento dos nossos produtos e softwares. No entanto, nunca temos o domínio total do assunto. Temos que continuar aprendendo cada dia mais para evoluir”.

O diretor da empresa TecnoPlating, Edward Borgo, por sua vez, enfatizou a interatividade promovida nesse segundo encontro. “Esse encontro da Governança aproximou as indústrias de entidades estaduais e federais de ensino, como Senai e Sebrae, permitindo uma melhor  compreensão sobre o trabalho voltado ao desenvolvimento tecnológico oferecido às empresas.

Itamar Prates, diretor da VIC Industrial, expressou sua satisfação destacando a troca de experiências entre os participantes. “Esse é o segundo encontro da Governança que eu participo. Estou achando muito proveitosa essa troca de experiências. A VIC Industrial é uma empresa praticamente nova no mercado e vemos a necessidade de nos programar para o futuro, com esses novos sistemas de IA e inovação. Hoje a IA é uma tendência mundial e a empresa que não se adaptar ao novo processo vai ficar para trás”.

Já o industrial e diretor da empresa Signo Tecnology, Igor Mangoline comentou sobre a sua satisfação em participar do grupo. “As oportunidades oferecidas pelo Sistema Fiep às indústrias, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial, são fantásticas! Hoje não tem como uma empresa  garantir  um futuro próspero se temas como inovação, IA  e ESG  não estiverem  à frente de todas as decisões estratégicas que as empresas tomam”.

O gerente de vendas em Tecnologia e Inovação da FIEP, João Bosco Faiad Militão, ressaltou o papel desempenhado pela Governança na troca de informações pertinentes ao setor metalmecânico. “Esses encontros não apenas promovem a conexão entre os diversos atores do ecossistema, mas também impulsionam o desenvolvimento tecnológico das empresas do setor metalmecânico”.

Por sua vez, o consultor de inovação do SEBRAE/PR – Regional Leste, Augusto Machado destacou a oportunidade proporcionada às empresas participantes da Governança de conhecer, antecipadamente, serviços oferecidos pelo Sistema FIEP, adaptados à realidade da micro e pequena empresa. “O lançamento de um programa de inteligência artificial, voltado as empresas de pequeno porte, só reforça a importância da Governança no auxílio às empresas do segmento.

Para concluir Julio Cesar Maciel, presidente do SINDIMETAL/PR, também destacou a importância das atividades da Governança para os industriais. “O principal objetivo da Governança Metalmecânica é proporcionar conhecimento sobre assuntos como inovação tecnológica, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial, entre outros temas relevantes para o setor. Esta iniciativa, construída em conjunto com o Sebrae-Regional Leste,  SINDIMETAL/PR e o Sistema FIEP, está cumprindo sua missão de promover o conhecimento técnico essencial para fortalecer as indústrias do setor no Estado, finaliza.”

Participaram do 2º Encontro da Governança Metalmecânica cerca de 50 pessoas ligadas ao segmento metalmecânico de Curitiba e Região Metropolitana.

Você pode se interessar

Compartilhe

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.