SINDIMETAL/PR SEDIA O ÚLTIMO ENCONTRO DA GOVERNANÇA METALMECÂNICA  RMC 2023

Para melhor visualizar, clique sobre a imagem.

A sede do SINDIMETAL/PR foi palco do Encontro de Encerramento das atividades do Grupo da Governança Metalmecânica – RMC 2023. O evento aconteceu no último dia 07 de dezembro e contou com palestra sobre o tema “Tendências do Setor Metalmecânico 2024”.

O presidente do SINDIMETAL/PR abriu as atividades dando boas-vindas a todos e ressaltando a importância da transferência de conhecimentos proporcionada pelas ações da Governança Metalmecânica, voltadas ao aprimoramento dos negócios das empresas.

Em sua fala, Julio relembrou o início das tratativas e atividades do Grupo, destacando a parceria entre SINDIMETAL/PR e Sebrae/PR- Regional Leste para a implementação das atividades deste ano e confirmou, ainda, a continuidade das atividades da governança para 2024.

Na sequência o consultor de negócios do Sebrae/PR – Regional LesteAugusto Machado, e o Gerente Geral de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, João Bosco Faiad Militão, comentaram sobre o trabalho intenso realizado pelos diversos atores, desde os organizadores até as empresas parceiras que oportunizaram visitas didáticas em suas sedes.

“Consolidamos parcerias institucionais e celebramos as pessoas felizes e impactadas pelo propósito de gerar conexões, fortalecer relacionamentos e desenvolver negócios duradouros. Sentimo-nos honrados e realizados com os resultados dessas ações, e deixamos um agradecimento especial ao SINDIMETAL PR, peça-chave nesse trabalho de unir forças para o fortalecimento setorial. É preciso destacar, também, a importância e competência do Sistema Fiep, capaz de transformar o potencial do mercado em oportunidades para as empresas metalmecânicas. E que honra ter a referência do Sebrae PR, impulsionando as micro e pequenas empresas em direção ao crescimento sustentável”, declara Augusto Machado

Tendências do Setor Metalmecânico 2024

Após os depoimentos dos organizadores do evento as atividades continuaram com palestra sobre o tema: “Tendências do Setor Metalmecânico 2024”, conduzida pelo pesquisador do Observatório do Sistema Fiep, Ramiro Pissetti, e pelo consultor de inovação do Sebrae/PR, Ray Ramalhos.

Em suas apresentações os palestrantes abordaram temas de relevância nacional como ESG, sustentabilidade e a necessidade de adaptação e de mudança de antigos hábitos empresariais.

Outros assuntos foram discorridos durante a palestra entre os quais, as novas tendências de mercado, Inteligência Artificial – IA, vendas virtuais, tudo com o objetivo de apresentar às empresas uma nova forma de se comunicar com os clientes, trabalhando com maior praticidade, criatividade, agilidade e qualidade na entrega, garantindo, com isso, a fidelização do cliente.

Para melhor visualizar, clique sobre a imagem.

Durante o ano de 2023 ocorreram diversas ações da governança, atividades promovidas pelo SINDIMETAL/PR em parceria como Sebrae/PR – Regional Leste.

O grupo participou de palestras sobre os mais diversos temas, todos de alta relevância para as empresas, tais como: inovação e tecnologia, design, desenvolvimento tecnológico, vendas on-line, eficiência energética, reforma tributária, investimentos para a inovação, cenário econômico brasileiro, entre outros.

A Governança Metalmecânica promoveu, ainda, caravanas empresariais para visitação ao Habitat Senai de Inovação, ao Hub de Inteligência Artificial do Senai em Londrina e Maringá, às instalações da FAE – Faculdade de Administração e Economia, à Associação de Empresas da Cidade Industrial de Curitiba- AECIC, além promover uma rodada de negócios entre os integrantes do grupo.

Outro momento importante das atividades deste ano foram as visitas didáticas em importantes empresas do segmento metalmecânico paranaense, como a Metalúrgica Schwarz, CSN, Repar, Robert Bosch e AAM do Brasil, proporcionando importantes trocas de conhecimento sobre o setor.

A Governança Metalmecânica RMC 2023 promoveu 60 horas de ações, entre encontros presenciais e on-line, cujo objetivo foi oportunizar o intercâmbio de experiências entre os atores participantes das atividades.

E uma nova programação de eventos está prevista para 2024. Portanto, fiquem atentos! No próximo ano as atividades da Governança continuam.