SINDIMETAL/PR PROMOVE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Cada vez mais as empresas buscam se diferenciar de seus concorrentes investindo em estratégias inovadoras que resultem em maior produtividade. Neste cenário marcado pela competitividade, a área de logística continua sendo uma das mais importantes e desafiadoras para os gestores, destacando-se pela responsabilidade de manter um nível de estoques adequado assegurando, assim, produtos de excelência, dentro dos padrões de qualidade e prazos pré-estabelecidos aos seus clientes.

Nesse sentido, questões importantes como identificar o equilíbrio necessário entre o exagero e a escassez de matéria-prima de modo a manter um nível satisfatório de componentes essenciais para a produção, para atender as demandas dos clientes, entre outros assuntos relativos ao cotidiano do setor, foram esclarecidas no curso de Administração de Estoques, promovido pelo SINDIMETAL/PR, em parceria com Senai. A atividade aconteceu nos dias 30 e 31 de março, na sede do sindicato.

Segundo o professor e instrutor do Senai, Adolfo Herke Junior, o objetivo do curso foi mostrar aos participantes que, por meio de uma administração de estoques eficiente, a empresa conseguirá atender o seu cliente na hora certa e na quantidade solicitada.

“A gestão de estoque continua sendo um desafio bastante grande para as indústrias porque, apesar de existir várias fórmulas matemáticas e métodos que auxiliam no cálculo de uma variação de demanda, algumas empresas ainda não aplicam isso. E, para manter um estoque de segurança, é preciso aplicar fórmulas e estudar a melhor maneira de manter sempre um estoque suficiente nas indústrias, para a produção de seus produtos”, disse Adolfo.

O curso trouxe assuntos como: modelos de gestão de estoque, tipos de estoque, principais técnicas de entrada e saída de material, os cálculos de ponto de ressuprimento, de tempo de reposição, além de descrever funções, tipos e como fazer um planejamento adequado.

Ao final do curso, foram certificados 11 profissionais das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR.