SINDIMETAL/PR ESCLARECE EMPRESAS SOBRE O COVID-19

Com o avanço da pandemia de Coronavírus no Brasil, conduzindo o  governo a decretar estado de emergência em muitos Estados, várias empresas também estão  alterando a rotina de trabalho. Os profissionais  buscam ajustar a realidade das organizações ao avanço da doença, de modo a minimizar os impactos à produção, sem deixar de observar os cuidados necessários à proteção dos colaboradores no ambiente laboral.

Para auxiliar as empresas nesse momento de crise, o SINDIMETAL/PR promoveu um encontro com o objetivo de auxiliar os RH’s a entenderem o que é o COVID-19, bem como desenvolver um plano de contingência para evitar que o risco de uma possível  paralisação afete  o funcionamento da operação de forma mais grave. O encontro aconteceu dia 19 de março, de forma inédita, na área livre do  SINDIMETAL/PR, espaço aberto, bem ventilado, atendendo a todas as determinações impostas pelo Ministério da Saúde.

Para abrir o debate, o  SINDIMETAL/PR convidou o médico do trabalho do SESI/PR, Ronaldo Ruaro,  que esclareceu pontos importantes sobre o COVID -19.

Em sua apresentação, Ruaro contextualizou a doença, seu surgimento, a transmissibilidade, evolução, contágio e fatores de risco e, ainda, destacou a importância da prevenção, a partir da adoção de medidas simples:

“Higienizem as mãos com frequência, evitem o contato físico com outras pessoas nesse momento; ao tossir cubram o nariz e a boca com o braço. Estas são medidas simples que ajudam no combate ao COVID 19”, declara.

Na sequência, a gerente jurídico do  SINDIMETAL/PR, Luciana Rocha Lopes, iniciou a sua apresentação, que foi dividida em duas etapas. A primeira foi dedicada a auxiliar as empresas no desenvolvimento de um plano de contingência, ou seja, qual a melhor maneira de construir esse plano, quais perguntas devem ser respondidas e quais ferramentas podem ser utilizadas pelas empresas em tempos de crise.

A segunda parte da apresentação de Luciana discorreu sobre os aspectos legais e econômicos decorrentes do avanço do  COVID-19 no Brasil.  Luciana comentou sobre a Lei 13..979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para o enfrentamento de emergência de saúde pública  decorrente do COVID-19, além de  esclarecer pontos sobre as medidas anunciadas pelo governo brasileiro e sobre notificação do Ministério Público em relação à adoção de medidas de segurança.

Participaram do debate cerca de 20 profissionais das empresas associadas ao  SINDIMETAL/PR.