SINDIMETAL/PR CERTIFICA TURMA NO CURSO DE ORATÓRIA.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Expressar ideias com clareza e objetividade é uma competência fundamental tanto para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, quanto para melhorar o desempenho profissional de quem já está empregado. Isso porque qualquer ação que se pretenda realizar em uma organização, seja ela uma conversa com a equipe, com gestores, com clientes, etc, dependerá, e muito, de uma comunicação eficiente.

Vencer o medo de falar em público, no entanto, é um grande desafio para muitas pessoas, pois, envolve a necessidade de se expor, defender ou vender uma ideia, o que pode gerar insegurança e muito desconforto.

Para auxiliar no desenvolvimento desta habilidade o SINDIMETAL/PR promoveu, em parceria com o Senai/PR, no último dia 07/04, o curso de Oratória. A atividade, que aconteceu na sede do sindicato, teve como objetivo trabalhar técnicas de comunicação verbal, buscando auxiliar o profissional a adquirir autoconfiança e controle emocional para um melhor desempenho durante uma apresentação.

De acordo com a instrutora do curso, Karina Jucoski, o medo que muitos profissionais têm de falar em público está concentrado, normalmente, em três motivos principais: falta de conhecimento do assunto; falta de experiência com apresentação e falta de conhecimento pessoal.

“O domínio de conteúdo é fundamental, porque você só irá falar bem se tiver conhecimento sobre o que irá falar e para quem irá falar”, disse Karina.

Outro fator importante para manter uma boa oratória, de acordo com a instrutora, é ter autoconhecimento. “Reconhecer os seus pontos fortes e pontos fracos o deixa mais preparado para enfrentar as mais variadas situações, como falar em público. Sabendo quais são suas qualidades você pode utilizá-las mais em suas apresentações e, da mesma forma, controlar os seus pontos negativos”, finaliza Karina.

Ao final do curso foram certificados 18 profissionais das empresas associadas e filiadas ao  SINDIMETAL/PR.