SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO E REFORMA TRABALHISTA SÃO TEMAS DA REUNIÃO DO GRUPO DE RH DO SINDIMETAL/PR

MONTAGEM grh

O SINDIMETAL/PR realizou no dia 19 de outubro, durante a reunião do grupo de RH, palestras sobre dois temas de grande relevância para as empresas: a Nota Técnica nº 55/2017 e a Instrução Normativa nº 129/2017, e a Modernização Trabalhista. Para debater os assuntos, foram convidados o engenheiro de segurança do Sesi, Bruno Caruso Bilbao Adad e advogado do sistema FIEP, Christian Schramm Jorge, respectivamente.

Abrindo a reunião, Bruno Adad esclareceu os profissionais sobre as recentes alterações nos procedimentos referentes à fiscalização da Norma Regulamentadora -NR12, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho com Máquinas e Equipamentos. Durante sua palestra, o engenheiro contextualizou a NR e comentou sobre as implicações da nova Instrução Normativa quanto à fiscalização no setor industrial.

O assunto “Modernização Trabalhista” foi debatido na segunda parte da reunião. Na ocasião, o advogado do sistema FIEP, Christian Schramm Jorge, apresentou e comentou as alterações trazidas pela nova legislação trabalhista, que entrará em vigor em 11 de novembro próximo, estimulando a reflexão sobre os pontos mais polêmicos da reforma, como: horas “in itinere”, terceirização, trabalho intermitente, entre outros. A palestra foi seguida de um espaço para esclarecimento de dúvidas dos participantes.

Participaram da reunião cerca de 40 profissionais das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR.