REUNIÃO SOBRE RODADA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS ATRAI EMPRESÁRIOS PARANAENSES

rdn-ctba

SAMSUNG CAMERA PICTURES

O SINDIMETAL/PR, em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN/PR) promoveu, na manhã desta quarta-feira (17), reunião preparatória para a realização da 1ª Rodada Internacional de Negócios do setor metalmecânico, com previsão para acontecer em junho próximo, em Curitiba. Nesse primeiro encontro, a equipe do CIN prestou esclarecimentos e informações relevantes sobre a rodada de negócios, seu objetivo e todo o processo de planejamento, a fim de que o evento transcorra com o sucesso esperado por todos. Participaram do encontro aproximadamente 50 representantes de empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR.

Com um cenário econômico desfavorável para a indústria nacional, inclusive com previsões nada otimistas dos analistas de que a crise que assola o país continue em 2016, o presidente do SINDIMETAL/PR, Alcino Tigrinho, abriu a reunião tecendo considerações sobre o assunto:

“Estamos enfrentando um momento econômico extremamente difícil para a indústria, com faturamento e lucratividade decrescentes. Diante desta complexidade, a fim de buscar mecanismos eficazes para minimizar a situação, o SINDIMETAL/PR, na figura do nosso ex-presidente Roberto Karam, a FIEP e o CNI intensificam esforços para a realização de uma Rodada Internacional de Negócios em Curitiba”, finaliza.

Apesar da situação alarmante, para Karam, a exportação é um caminho viável para combater a crise na indústria. “Desde o ano passado, o SINDIMETAL/PR, juntamente com a equipe do CIN, tem incentivado o empresário a apostar na internacionalização dos produtos. Precisamos, portanto, ter persistência e acreditar que o processo é válido”, finaliza Karam.

Nesse sentido, representando a equipe do CIN, Gabriela Casagrande explicou aos presentes todo o processo de estímulo à internacionalização das indústrias, através de uma Rodada Internacional de Negócios.

Segundo ela, o objetivo de um evento como este é fomentar a geração de negócios para as empresas exportarem cada vez mais. “ Já realizamos rodadas de negócios para outros setores, como é o caso de móveis e bebidas, e obtivemos grande êxito. As empresas participantes dos eventos que realizamos têm exportado bastante e com excelentes resultados”, garante Gabriela.

Gabriela explicou, ainda, que numa rodada de negócios para o setor metalmecânico há que se ter especial atenção ao lidar com produtos e serviços tão específicos e diversificados. “A etapa do planejamento é muito importante para que haja total adequação e equilíbrio entre produtos e serviços ofertados e demandados, para que o evento tenha êxito. Nesse sentido, um planejamento prévio da empresa, identificando corretamente qual produto pretende exportar, é muito importante”, finaliza.

Para a Rodada Internacional de Negócios em Curitiba, a equipe do CIN sugeriu a presença de 10 compradores de países como México, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Equador. Porém, durante a reunião, os participantes sugeriram que fossem agregados à lista apresentada compradores do Paraguai e de países do continente africano, como Angola e Moçambique.

Demais empresas que tenham interesse em participar do evento devem entrar em contato com o SINDIMETAL/PR, pelo e-mail comunicacao@sindimetal.com.br, para que seja informado o conteúdo deste primeiro encontro e os próximos passos para o preenchimento da ficha cadastral das empresas interessadas.

CURSOS PREPARATÓRIOS PARA A RODADA DO SETOR METALMECÂNICO
Para aqueles que ainda não têm experiência com o mercado internacional e desejam participar do evento, O CIN oferece uma série de cursos de capacitação para as indústrias com perfil exportador, de maturidade iniciante e intermediário preparando-as até a rodada.

“É interessante  que as empresas já tenham um certo conhecimento sobre exportação para conseguir negociar com os compradores. E, se houver interesse de todos, podemos abrir cursos voltados especificamente para as empresas participantes da rodada metalmecânica de Curitiba”, explica Gabriela.

Outras informações sobre os cursos oferecidos pelo CIN, podem ser obtidas pelo telefone 3271-9100 ou e-mail cin@fiepr.org.br.