NOTA DE ESCLARECIMENTO – NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

O SINDIMETAL/PR informa a todas as empresas representadas, e a quem mais possa interessar, que:

1. Em 25/10/2021 recebeu pauta de reivindicações da Federação dos Metalúrgicos do Paraná – FETIM, falando em nome dos Sindicatos dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Irati e Região, Guarapuava e Região, e Paranaguá e Região, objetivando a negociação para renovação das respectivas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT’s);
  2. O processo de negociação coletiva foi iniciado e já realizadas 03 (três) reuniões com as entidades laborais;
  3. Na última reunião, que aconteceu em 30/11/2021, em razão de não haver entendimento em relação a alguns itens da negociação que já estava em andamento, os representantes das entidades laborais deixaram, abruptamente, a mesa de negociações;
  4. O ponto nevrálgico reside na forma de contribuição para as entidades laborais, pois, não foi acatada pelo SINDIMETAL/PR a proposta de retorno da contribuição para qualificação paga pelas empresas aos sindicatos laborais (antigo Fundo de Qualificação). Foi proposta, pelo patronal às entidades laborais, a manutenção da contribuição negocial descontada dos empregados, com possibilidade de oposição por carta e envio por AR, conforme constou da CCT 2020/2021;
  5. Depois de terem, de forma unilateral e isolada, interrompido as conversas, as entidades, representadas pela FETIM apresentaram, em 01/12/2021, carta a este SINDIMETAL/PR alterando radicalmente os pedidos de aumento de salários. Como fato novo trazem um abono, até então inexistente na proposta, e concedem 72 (setenta e duas) horas para manifestação acerca da nova proposta;
  6. Antes mesmo de encerrado o prazo citado, e sem que o SINDIMETAL/PR tenha se manifestado concordando, ou não, com a mudança da proposta inicial, a FETIM passou a encaminhar a citada correspondência por e-mail para as empresas, além de já realizar, de forma prematura, assembleias nas portas das empresas (informações extraídas do site do SMC);
  7. Para poder deliberar sobre os itens contidos na carta o SINDIMETAL/PR convocou suas empresas associadas para assembleia que será realizada neste dia 03/12, pelo que qualquer movimentação em relação à nova proposta se mostra prematura, uma vez que a proposta não foi discutida, que dirá aceita.

Diante do acima o SINDIMETAL/PR destaca que não reconhece, nem avaliza qualquer movimentação, ou discussão relativa à novidade (proposta de abono de 52% em dezembro) apresentada pela FETIM uma vez que tal proposta representa uma inovação no processo já em curso e nem chegou a ser objeto de apreciação, isto pelo próprio prazo de resposta concedido pelas entidades laborais. Tal prática mostra-se abusiva, consistindo em clara atitude antissindical.O SINDIMETAL/PR ressalta que está à disposição para dar sequência às negociações visando a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho dentro de parâmetros claros e coerentes e que atendam os anseios das empresas e dos empregados.