PROGRAMA DE IMERSÕES EM ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Imersoes-640x495

PROGRAMA  DE IMERSÕES EM ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Confira calendário de imersões que impulsionarão a inovação na sua empresa em 2017

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela CNI, tem programas de imersão em ecossistemas de inovação que aproximam empresas de institutos e centros de pesquisa de ponta no Brasil e no exterior

Pilar para o crescimento de qualquer economia, a inovação precisa fazer parte da estratégia das empresas. Para desenvolvê-la, seja em produto, em gestão ou em processos industriais, as empresas podem contar com a ajuda de instituições e centros de pesquisa de ponta. No intuito de ampliar a parceria entre a academia e o setor produtivo, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), desenvolveu, em 2016, um programa de imersão em ecossistemas de inovação. Nele, os participantes conhecem de perto laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, além de empresas referência em inovação. Em 2017, o cronograma de atividades inclui visitas a centros de excelência no Brasil e no exterior.
A primeira edição da imersão acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), entre os dias 6 e 10 de março. Os participantes passarão por cinco estados brasileiros: Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde conhecerão laboratórios credenciados pela Embrapii e os Institutos SENAI de Inovação (ISIs). Os laboratórios atuam em áreas como: materiais sustentáveis e de alto desempenho; otimização de sistemas de manufatura; sensoriamento; customização de máquinas e componentes para integração do processo produtivo; eletrônica embarcada; manufatura aditiva; soluções em energia, entre outras.

Confira a programação:

6 de março – São Leopoldo, Rio Grande do Sul

ISI Engenharia de Polímeros (unidade Embrapii) e ISI Soluções Integradas em Metalmecânica

7 de março – Joinville, Santa Catarina

ISI Laser e ISI Sistemas de Manufatura

8 de março – Curitiba, Paraná

ISI Eletroquímica e Institutos Lactec (unidade Embrapii)

9 de março – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Tecgraf (unidade Embrapii)  e CENPES (Petrobras)

10 de março – Salvador, Bahia

SENAI Cimatec (unidade Embrapii)

As inscrições podem ser feitas aqui.

EUA E SUÉCIA – No segundo semestre, há imersões previstas para dois centros vibrantes de inovação. Em setembro, entre os dias 20 e 27, a imersão acontece na Costa Oeste dos Estados Unidos, palco de uma revolução tecnológica no país, com startups e grandes empresas de tecnologia. A terceira imersão do ano acontece na Suécia, entre 23 e 27 de outubro, e será direcionada para a cadeia de produção aeronáutica, em que o país é referência. Roteiros detalhados e o canal para a inscrição serão disponibilizados no início do semestre.

INICIATIVA DE SUCESSO – Desde o lançamento, em 2016, foram realizadas três imersões nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil. O programa reuniu 41 organizações, 68 executivos e viabilizou acesso a 23 centros de PD&I que têm atuado em projetos de fronteira. Dos 10 resultados mapeados, destacam-se parcerias em PD&I em negociação, oportunidades de parcerias do tipo B2B identificadas, revisão de portfólio e governança para inovação de empresas participantes e revisão de currículo de graduação e pós-graduação de universidade que integrou uma das delegações.

As inscrições são gratuitas e as despesas de voo, hotel, almoço, entre outros, ficam por conta da empresa.

Conheça o Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, acessando o link da CNI

Acesse o link abaixo e submeta seu formulário de inscrição

Faça o download do Programa