
O SINDIMETAL-PR promoveu no dia 8 de abril de 2025, na sede da entidade, a palestra “Sucessão Empresarial de Empresas Familiares”. Conduzido por Manoel Knopfholz, advogado, gestor de negócios e escritor do livro “Empresa Familiar: Problema Anunciado, Família Empresária: Solução Antecipada”, o objetivo do encontro foi refletir sobre os desafios da transição entre gerações, de forma a preservar tanto o negócio quanto os vínculos familiares.
Ao iniciar sua apresentação, Knopfholz destacou que um dos principais desafios que ocorrem em empresas familiares é a dificuldade em separar as relações profissionais das relações pessoais. Segundo ele, é comum ocorrerem disputas que comprometem a continuidade dos negócios e afetam a harmonia familiar.


Para uma sucessão profissional bem-sucedida, Manoel Knopfholz defendeu a necessidade de valores como humildade, sabedoria, respeito às gerações anteriores e vontade de continuar o legado familiar.
O palestrante ressaltou que a sucessão exige preparo e envolvimento: “nem todo herdeiro será, necessariamente, um sucessor. É preciso querer assumir esse papel e estar disposto a contribuir de forma efetiva”, declara.
O advogado mencionou os três pilares para o sucesso de uma empresa familiar: patrimônio, família e empresa. “O equilíbrio entre esses ativos é essencial para a construção de um legado duradouro”, ressalta.
Seguindo com sua apresentação, o profissional informou que 85% das empresas brasileiras são familiares, porém, apenas 46% delas passam para a segunda geração. Segundo Manoel Knopfholz, as principais causas dessa baixa porcentagem são o declínio de produtos e serviços, a ausência de planejamento estratégico e sucessório e os conflitos familiares. O palestrante ressaltou que problemas ligados à sucessão são responsáveis por 67% das falências de empresas familiares.
Para evitar esses problemas, o advogado sugeriu a necessidade de criar um protocolo familiar criação de um protocolo familiar, documento que define, de forma clara e acordada, os papéis de cada membro da família, os limites entre assuntos pessoais e profissionais e outras diretrizes relevantes para a convivência e a gestão compartilhada.


Ao final da palestra, houve abertura para perguntas e um sorteio do livro “Empresa Familiar: Problema Anunciado, Família Empresária: Solução Antecipada”, escrito pelo próprio palestrante. O evento contou com a presença de empresas associadas e filiadas do SINDIMETAL-PR.






