Palestra no SINDIMETAL/PR aborda crédito para o Setor de Bens de Capital

SAM_1767 SAM_1782 SAM_1788 CCI18112015_00000

O SINDIMETAL/PR, em parceria com Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), promoveu ontem (17-11), na sede do SINDIMETAL/PR,  um encontro entre empresários do setor metalmecânico com representantes do BNDES.  O objetivo da reunião foi apresentar o programa BNDES ProBK de Apoio ao Desenvolvimento do Setor de Bens de Capital e linhas de financiamento disponíveis para a aquisição de máquinas, investimentos, projetos de inovação tecnológica e capital de giro.

O presidente Alcino Tigrinho, abriu a reunião dando boas vindas aos presentes. Tigrinho comentou da sua expectativa quanto a resolução dos problemas enfrentados pelos empresários, em relação as linhas de crédito.

“Nós abrimos a  nossa casa para recebê-los na ânsia de que o BNDES nos ofereça linhas de financiamento adequadas à realidade e a atual condição de nossas empresas que, hoje, estão necessitando de uma de uma boa dose de capital”, declara o presidente do Sindimetal/PR.

O Coordenador de Fomento da Gerência de Fomento e Desenvolvimento do Sistema FIEP, Eduardo Kossovski, fez uma breve apresentação falando das condições atuais enfrentadas pelas empresas no que se refere à obtenção de crédito e financiamentos, e colocou a FIEP à disposição para auxiliar os empresários na condução dos seus pedidos e apresentação de projetos junto aos bancos de fomento.

Após as falas do Sindimetal/PR e da FIEP, o chefe do Departamento de Bens de Capital do BNDES, Luciano Velasco, e a administradora do Departamento de Bens de Capital, Andrea Varela Fuchloch, apresentaram aos associados detalhes do programa BNDES ProBK, bem como as vantagens e o passo a passo para participar do programa.

O principal objetivo do ProBK é incentivar a indústria de bens de capital e sua cadeia de fornecedores, por meio do apoio aos investimentos em  aumento da capacidade produtiva, modernização de instalações e inovações no setor. O BNDES vislumbra a possibilidade da redução no limite mínimo para empréstimos diretos, atraindo empresas de menor porte, inclusive aquelas  que tenham receita operacional bruta anual menor ou igual a R$ 2,4 milhões.

O ProBK se divide em 4 subprogramas:

-ProBK Capacidade Produtiva;
-ProBK Inovação;
-ProBK Consolidação e Internacionalização
-ProBK Capital de Giro

Segundo Velasco, a equipe do BNDES passou um longo período construindo este programa de  apoio ao setor. “Tentamos adequar os instrumentos do banco à toda a cadeia produtiva do setor de bens de capital e o resultado foram os 4 sub-programas apresentados com redução expressiva no limite mínimo para empréstimos”, finaliza Velasco.

Participaram da reunião 23 empresas, dentre estas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR, bem como empresas convidadas, participantes do setor de fabricação de máquinas.

Acima segue quadro com o resumo das condições financeiras de cada programa.