










O SINDIMETAL-PR foi palco, no último dia 09/07/25 de um evento que marcou a chegada oficial da AAPSA (Associação dos Profissionais de Recursos Humanos) ao Paraná. O evento, que reuniu no auditório do SINDIMETAL-PR mais de 100 pessoas e, também celebrou a posse das diretorias da associação em Curitiba e contou com palestra do presidente nacional da entidade, Alberto Roitman, um dos principais nomes do setor de gestão de pessoas no Brasil.
O presidente do SINDIMETAL-PR, Júlio Maciel, abriu a cerimônia agradecendo o público presente. “É uma honra ver esta casa cheia. Para uma entidade com 65 anos de trajetória, é muito significativo reunir tantas pessoas em torno de um propósito comum. À AAPSA, desejo pleno êxito nesta nova etapa em Curitiba”, declarou.”, afirmou.
Na sequência, a superintendente do SINDIMETAL-PR, Tania Mara Rinaldi, falou em nome do SINDIMETAL-PR e também como membro da diretoria regional da AAPSA – Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, da qual passa a atuar com foco no Ecossistema Produtivo. Em sua fala, ressaltou a relevância do evento para o setor industrial: “Estamos diante de um marco para a cadeia produtiva paranaense. A chegada da AAPSA ao Paraná é uma iniciativa concreta em prol do desenvolvimento humano e da inovação dentro das empresas.”, ressaltou.
Desafios contemporâneos: A cerimônia teve como destaque a palestra “Como prosperar num cenário de incertezas? Oportunidades em um mercado em constante transformação”, conduzida por Alberto Roitman, presidente da AAPSA Brasil, que abordou os impactos das mudanças sociais, econômicas e tecnológicas no ambiente corporativo. Para ele, o atual cenário exige das lideranças empresariais uma nova postura, centrada em humanidade, flexibilidade e aprendizado constante.
“Precisamos de lideranças que inspirem. Um RH verdadeiro é aquele que provoca transformações com base no conteúdo que carrega”, afirmou Roitman. Segundo ele, vivemos na “era da abundância”, marcada por excesso de informações e estímulos, o que exige dos profissionais maior curadoria, foco e equilíbrio entre produtividade e bem-estar.
O executivo também apresentou conceitos atuais como FOMO (medo de ficar de fora), JOMO (alegria de ficar de fora) e FOBO (medo de se tornar obsoleto), reforçando a necessidade de contínuo desenvolvimento profissional. “Se você não aprende nada novo, deprecia 20% ao ano”, disse, citando estudos da Universidade de Harvard.
Roitman fez uma reflexão sobre os modelos VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) e BANI – um mundo frágil, ansioso, não linear e incompreensível. “Não conseguimos mais explicar todos os fenômenos sociais, políticos e econômicos. Por isso, é preciso mais preparo, mais consciência e mais humanidade nas lideranças”, reforçou.
Mudanças estruturais e novo mundo do trabalho
Durante a palestra, Roitman apresentou dados do Microsoft Work Trend Index, que revelam que 40% da força de trabalho global está pronta para pedir demissão, 54% sofre de exaustão extrema e 39% busca mais autenticidade e leveza no ambiente profissional. “As pessoas estão cansadas e querem viver com mais autonomia. Estamos em uma fase de transição nos modelos organizacionais”, afirmou.
No cenário geopolítico, o palestrante apontou uma tendência de desglobalização, com movimentos nacionalistas em alta e mudanças nas cadeias de suprimento globais. “Se países começarem a operar de forma mais isolada, como vamos garantir competitividade? As empresas precisam repensar seus mercados e estratégias, inclusive internamente”, alertou.
Roitman também mencionou a ideia do “Great Shuffle” termo criado pelo pesquisador Anthony Klotz para descrever um cenário de reorganização abrupta e contínua das estruturas sociais e econômicas. “Qualquer movimento político ou econômico pode redefinir regras. Por isso, as empresas precisam estar preparadas”, explicou.
Segundo ele, a economia global gira hoje em torno de três pilares fundamentais: talentos, inovação e estabilidade política. “Esses fatores exigem das organizações um RH mais estratégico e preparado para lidar com o inesperado.”
Ao final do evento, houve a posse da diretoria da AAPSA Curitiba e o sorteio de um brinde do SINDIMETAL-PR aos presentes. A atividade reuniu lideranças empresariais, industriais e profissionais de Recursos Humanos de Curitiba e região.
Acesse as fotos do evento pelo link: https://www.flickr.com/photos/199695041@N08
Texto e Fotos: Myriam Veiga.






