IMPORTANTE – Consulta Nacional – NR 12 Anexo VIII (Prensas)

template__informa_270110

Prezados Associados:

A NR-12, Norma Regulamentadora que objetiva a segurança de máquinas e equipamentos, tem sido causa de grandes problemas para as empresas, isto em razão da dificuldade de aplicação das regras às máquinas já existentes nas empresas. Várias empresas já foram fiscalizadas, tiveram suas máquinas interditadas, gastaram altas somas para as adequações e pagaram grandes quantias em autuações.

Nesta oportunidade, vimos informar que está aberta a discussão para elaboração da proposta empresarial referente ao texto do Anexo VIII (Prensas) da NR 12.

A CNI está conduzindo as tratativas junto a Comissão Nacional Tripartite (CNTT) e, visando construir uma proposta que atenda aos diversos setores impactados pela norma, solicita que o setor patronal apresente a análise da minuta em anexo.

Para acessar a minuta  Clique aqui

Como a NR-12 impacta diretamente a atividade das empresas representadas pelo SINDIMETAL/PR, solicitamos a sua colaboração com seus comentários e sugestões ao texto da minuta.

Pedimos a sua especial atenção aos seguintes aspectos no exame da proposta:

– Necessidade de uma análise tanto de nível técnico quanto gerencial;

– Avaliação da capacidade técnica de atendimento ao texto;

– Avaliação do custo de adequação das máquinas e equipamentos;

– Necessidade de criação de linha de corte temporal para as obrigações do Anexo; e

– Necessidade na concessão de novos prazos para adequação ao regulamento.

Conforme orientação da CNI, solicitamos que seja mantida a diagramação original do texto.

As manifestações e sugestões devem ser encaminhadas ao SINDIMETAL/PR para o endereço assistente.juridico@sindimetal.com.br impreterivelmente até o dia 10/02/2016.