FERRAMENTAS PARA REDUZIR CUSTOS COM DEMISSÕES É TEMA DE REUNIÃO DO GRUPO DE RECURSOS HUMANOS DO SINDIMETAL/PR

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

A crise econômica pela qual atravessa o país tem causado grande preocupação e muitas dúvidas nos setores industriais, em especial na área de Recursos Humanos das empresas. Justamente para sanar essa inquietação do profissional do setor é que o SINDIMETAL/PR, por meio do seu departamento jurídico apresentou uma palestra sobre o tema: Quais as Ferramentas que as empresas podem utilizar em tempos de crise para reduzir custos com demissões?

O debate aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), durante o 2º Encontro do Grupo de RH (GRH) do Sindimetal/PR no ano de 2015. Durante o evento, a assessora jurídica do SINDIMETAL/PR, Dra. Luciana Rocha Lopes, discorreu sobre férias coletivas, banco e horas, redução de jornada, layoff e orientou as empresas para que analisem qual a medida mais eficaz tanto para evitar ou reduzir custos com demissões, quanto para preservar o quadro de empregados.

“Não podemos esquecer que dispensar empregados exige recursos que muitas empresas não têm, bem como serão dispendidos recursos valiosos quando da retomada da atividade e contratação de pessoas para recompor o quadro de empregados desfeito no momento de dificuldade”, disse Luciana.

A palestra de hoje contou com a participação de 21 profissionais das áreas de RH das empresas filiadas e associadas ao SINDIMETAL/PR. Os encontros do Grupo de RH do SINDIMETAL/PR são realizados na segunda quarta-feira de cada mês.

Estudo da FIEP traça perfis profissionais para as indústrias Paranaenses

Aproveitando a oportunidade, a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), por meio do Observatório Sesi/Senai/IEL apresentou, durante o encontro do Grupo RH, um estudo técnico que aponta qual será o perfil profissional para o futuro das indústrias metalmecânicas Paranaenses.

O estudo identificou os 12 setores mais promissores que representam o desenvolvimento industrial e sustentável no Paraná. O objetivo principal do documento foi descobrir quais eram esses setores com melhores expectativas de futuro, bem como as etapas e os desafios para os próximos anos.

Mais informações sobre o Grupo RH, ou sobre os assuntos abordados na reunião desta quarta-feira podem ser obtidas com Luciana, ou Francine no Departamento Jurídico, pelo telefone (41) 3218-3935, ou e-mail: gerencia@sindimetal.com.br / assistente.juridico@sindimetal.com.br .