EVENTO NO SINDIMETAL/PR DEBATE O TEMA GESTÃO DE AFASTADOS E AS CONSEQUÊNCIAS TRABALHISTAS E TRIBUTÁRIA

O SINDIMETAL/PR promoveu no último dia 14 de junho, a palestra sobre o tema “Gestão de Afastados e as Consequências Trabalhistas e Tributárias”. O evento aconteceu na sede da entidade e contou com a participação dos advogados do escritório Vilela Vianna Advocacia e Consultoria, Anderson Angelo Vianna da Costa e Alberto Nahum Lima de Moura Feres.

O objetivo do encontro foi orientar os empresários, bem como profissionais das áreas jurídicas e de recursos humanos, como gerenciar situações complexas relacionadas ao controle e fluxo de afastados sem que cause impactos significativos para as empresas e, ainda, prestando um bom atendimento ao colaborador.

Durante o evento, os advogados contextualizaram leis, comentaram de forma bem explicativa sobre as instruções normativas e resoluções pertinentes ao assunto e finalizaram comentando sobre o Fator Acidentário Previdenciário (FAP), sugerindo boas práticas com o intuito de minimizar ricos e custos com a gestão de afastados.

“O nosso objetivo é fazer vocês observarem que boa parte das questões trabalhistas e tributárias, como por exemplo, a emissão de CAT, PPP, negativas de afastamento pelo INSS, suspensão do contrato de trabalho em função do auxílio-doença e readaptação do trabalhador no ambiente laboral tem origem previdenciária. Por isso é tão importante que a empresa saiba de que forma realizar o monitoramento da gestão dos afastados, para que tal situação não cause impactos significativos na empresa e nem gere consequências para o empregado”, finaliza Anderson Vianna.

Participaram do evento representantes das empresas associadas ao SINDIMETAL/PR.

IMPRESSÃO DOS PRESENTES

Gostaria de agradecer pela excelente palestra apresentada hoje. Um tema muito pertinente e de acordo com a realidade de muitas empresas. Posso dizer que pela extensão do assunto o tempo ficou um pouco escasso. Mas foi bem esclarecedora a apresentação.

(Roberto Ransolin – Departamento de RH da empresa Truck Center)