EVENTO DO SINDIMETAL/PR FOI MARCADO POR PALESTRA SOBRE FELICIDADE, SORTEIO DE BRINDES E DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ

Na busca incessante pela realização pessoal, muitas pessoas questionam qual seria o caminho para encontrar a felicidade. Alguns acreditam que ela reside na riqueza material, enquanto outros procuram a resposta na espiritualidade, ou no autoconhecimento. Tom Jobim, em sua canção “Corcovado”, revela ter encontrado a tão desejada felicidade em momentos simples, ao lado de um amor, um violão e uma canção capaz de alegrar o coração de quem se ama. Mas, afinal, onde encontrar a felicidade? Para a jornalista Caroline Fagundes, a felicidade está nos detalhes.

Com uma abordagem envolvente a jornalista Caroline Fagundes explanou, com propriedade, sobre o tema “A Felicidade Está nos Detalhes”, durante um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher promovido pelo SINDIMETAL/PR, na última sexta-feira (22-03-24).

Abertura do Evento

O evento começou com a gestora executiva do SINDIMETAL/PR, Tania Mara Rinaldi, e a gerente jurídica-sindical, Luciana Rocha Lopes, dando as boas-vindas às participantes em nome do presidente do sindicato, Julio Cesar Maciel, ausente por se tratar de evento exclusivo às mulheres.

Em seguida, Tania convidou Rafaela Maciel, filha do presidente Julio, para dirigir algumas palavras em nome do pai. Durante seu discurso, Rafaela ressaltou o papel de liderança de sua mãe, Josilaine Maciel, à frente da CNC SEALS.

“Nossa empresa, a CNC SEALS, existe há 27 anos. E, se hoje somos reconhecidos no mercado foi graças à força de uma mulher forte que , no início de tudo tomou à frente da decisão de abrir uma empresa. Isso demonstra a importância da mulher na sociedade”, declara.

A Palestra

Na sequência, Caroline iniciou a sua palestra destacando que pequenos momentos podem se tornar verdadeiros condutores de felicidade. No entanto, ressaltou que seja no ambiente de trabalho, seja no seio familiar, ou ainda na esfera pessoal, existem armadilhas que podem nos desviar do verdadeiro sentido da felicidade.

“A constante comparação com os outros leva as pessoas a se sentirem menos especiais, impedindo-as de sonhar, de se realizar e de serem felizes. Isso acaba gerando doenças mentais terríveis como estresse, ansiedade, depressão, insatisfação com relação à vida, pois, se sentem incapazes de alcançar o mesmo padrão que observam nos outros. Mas, é fundamental lembrar que somos seres únicos e que a verdadeira felicidade reside em aceitar e valorizar nossas próprias experiências e conquistas”, apontou Caroline.

Estudo científico de Harvard sobre Felicidade

Durante sua apresentação, Caroline compartilhou dados do mais longo estudo científico sobre felicidade, intitulado “O Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto”, realizado pela Universidade de Harvard. A pesquisa, que teve início em 1938 e ainda está em andamento, revelou que pessoas mais satisfeitas em seus relacionamentos permanecem saudáveis por mais tempo, indicando que a qualidade dos relacionamentos é o principal indicador de felicidade.

“Não foi nenhuma surpresa perceber que relacionamentos saudáveis – não apenas os afetivos e amorosos, mas também os profissionais, familiares e de amizade – nos trazem contentamento e impactam positivamente nossa saúde física. Esses laços não só reduzem o estresse e melhoram a pressão arterial, mas também nos protegem contra a depressão e até mesmo de problemas cardíacos”, destacou Caroline.

Construção da Marca Pessoal

A jornalista também compartilhou dicas sobre como construir uma Branding Pessoal (Marca Pessoal). “E, por que construir uma marca pessoal é relevante para alcançar a felicidade? Sua imagem é o seu QR Code, seu cartão de visitas. Para estabelecer relações positivas com os outros é fundamental que estejamos seguras sobre quem somos e como impactamos as pessoas. Dessa forma, podemos manter uma comunicação eficiente, garantindo que os outros tenham uma percepção alinhada com o que desejamos transmitir sobre nós mesmos.”

Cultivar a Gratidão

Para finalizar sua apresentação Caroline destacou a importância de cultivar o hábito da gratidão e, principalmente, de focar no que possui em vez do que falta, para manter uma vida mais plena e feliz. “Que cultivemos o hábito da gratidão, pois, ela age como uma blindagem para nossos pensamentos. Portanto, sejamos gratos por acordar bem dispostos, por retornar em segurança para casa! E, é importante ressaltar que a felicidade está nos pequenos detalhes: em uma conversa com um amigo, em brincar com seu filho, no valor da presença de cada pessoa em sua vida, porque somos únicos”, conclui.

Sorteio de Brindes

Ao final da palestra houve sorteio de brindes oferecidos pelo Sistema Fiep, UniSenai/PR e IEL, e pela Café Caramello.

Degustação do Café Caramello

Durante o evento as participantes tiveram a oportunidade de conhecer, por meio de uma degustação, a variedade de sabores oferecidos pela Café Caramello, empresa que lançou o primeiro creme de café do Brasil, produzido no Espírito Santo e há dez anos no mercado. A cortesia foi oferecida pela empresária e dona da franquia em alguns bairros em Curitiba, Rosângela Macanhan.

“Além de não conter conservantes, glúten e lactose, o sabor é delicioso e o produto vem pronto para o consumo. É um jeito diferenciado de apreciar café”, declara Rosângela.

Participaram do evento cerca de 60 mulheres atuantes no setor metalmecânico e público feminino relacionado com o SINDIMETAL/PR