CURSO NO SINDIMETAL/PR EXPLICA COMO PAGAR MENOS TRIBUTOS

SAMSUNG CAMERA PICTURES SAMSUNG CAMERA PICTURES SAMSUNG CAMERA PICTURES

O SINDIMETAL/PR, em parceria com a Confederação Nacional das Indústria (CNI) e a FIEP, realizou nesta segunda-feira (13/07), o curso “Como pagar Menos Tributos”. A capacitação teve por objetivo discutir os regimes tributários previstos na legislação brasileira e qual o impacto que uma alta carga tributária gera sobre a competitividade no setor industrial.

Sérgio Henrique Conceição, consultor do PDA/CNI, contador, especialista em Controladoria, atuante há mais de 20 anos na área tributária foi o consultor responsável por ministrar o curso.
Durante a capacitação, Conceição apresentou as principais características dos regimes tributários disponíveis no país e explicou como as empresas podem aperfeiçoar seus controles a fim de reduzir carga tributária.

“A proposta do curso é que os presentes aprendam a trabalhar numa perspectiva de organização administrativo/financeira e, a partir do conhecimento adquirido, saibam avaliar qual desses regimes será o mais adequado e econômico para a sua empresa”, afirma o consultor.

Segundo ele, o grande entrave no nosso país é a questão da “tributação em cascata”. “A indústria paga por tributos desde o momento da compra de insumos. E, quando revende, precisa inserir novos tributos para o contribuinte. No entanto, as políticas de compensação dos créditos tributários são muito restritas, o que acaba onerando a cadeia produtiva e resultando numa perda de competitividade para as empresas”, explica Conceição.

Para evitar essa situação, o primeiro passo é a compreensão do sistema tributário, e, a partir deste entendimento, avançar numa ampla discussão para a transformação desses regimes, garante o especialista.

O curso “Como Pagar Menos Tributos” integra as ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI, que visa contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da representação da indústria, melhorando o ambiente de negócios e ampliando a competitividade das empresas.

Você pode se interessar

Compartilhe

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.