O SINDIMETAL-PR realizou, na manhã desta segunda-feira (24/11/2025), a cerimônia de certificação da primeira turma do Programa de Formação e Desenvolvimento para Lideranças. O curso, promovido pelo SINDIMETAL-PR em parceria com a consultora Caroline Fagundes, contou com oito módulos de quatro horas cada e abordou temas relacionados à gestão de pessoas, comunicação interna, cultura organizacional, gestão de conflitos e competências para o exercício da liderança. Ao todo, 31 profissionais de empresas associadas concluíram o programa, que tem como objetivo incentivar a formação contínua, fortalecendo e aprimorando as práticas de gestão no ambiente corporativo.
Durante a atvidade, Caroline Fagundes apresentou reflexões sobre inovação, coragem e comportamento organizacional. Para ilustrar o ponto, Caroline citou um experimento que demonstra como fatores externos podem criar barreiras invisíveis ao desenvolvimento. “Muitas vezes trabalhamos dentro de uma ‘tampa imaginária’. A formação ajuda a romper essas barreiras e a pensar além do que estamos acostumados a fazer”, afirmou Caroline.
A consultora também destacou que o exercício da liderança exige coragem, autenticidade e clareza de propósito. Citou o autor Stephen Covey ao reforçar que líderes precisam “acender a própria chama” antes de inspirar outras pessoas. “Não existe líder com a chama apagada. A inspiração nasce do exemplo e do posicionamento”, disse.
No encerramento da cerimônia, Caroline agradeceu a parceria com o SINDIMETAL-PR e ressaltou que o desenvolvimento profissional é um processo contínuo. “Não existe gente pronta. Quem está vivo, aprende”, afirmou.
O evento terminou com a tradicional foto da turma e um café especial oferecido aos presentes.



















Fotos e Texto: Myriam Veiga






