Na última sexta-feira (17), o SINDIMETAL-PR vestiu-se de rosa para receber mais de 50 mulheres em um encontro de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Realizada em parceria com o Sesi Paraná, a ação integrou mais uma edição do Outubro Rosa promovida pelo SINDIMETAL-PR, que neste ano adotou o tema “Nunca duvide da sua força”, em alusão à garra das mulheres e à luta contra os cânceres de mama e do colo do útero. A atividade apresentou os benefícios oferecidos às empresas associadas que utilizam o subsídio do Programa Cuide-se+ SST, conforme previsto em regulamento.
A palestra foi conduzida pela enfermeira do trabalho do Sesi Ana Carolina Tavares, especialista em saúde da mulher, atenção primária e saúde ocupacional. Durante sua apresentação Tavares reforçou a importância da prevenção, do autoconhecimento corporal e do diagnóstico precoce.
Segundo a profissional, adotar hábitos saudáveis como: manter alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, controlar o peso e evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, é fundamental para reduzir os riscos da doença. Ela destacou ainda a necessidade de realizar exames periódicos e manter o autoexame das mamas em dia, a fim de identificar alterações entre as quais: Caroço fixo e endurecido, geralmente indolor, vermelhidão ou retração na pele da mama (aspecto de “casca de laranja”), mudanças no formato ou posição do mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de secreção pelos mamilos
Outro tema abordado foi o câncer do colo do útero, considerado uma doença silenciosa na fase inicial. Causado principalmente pela infecção persistente pelo HPV, ele pode ser prevenido com vacinação e realização periódica do exame Papanicolau, responsável por identificar lesões precursoras. Entre os sinais de alerta estão sangramentos incomuns, dor durante a relação sexual e corrimento persistente.
Encerrando sua apresentaçãp, a infermeira comentou sobre os tratamentos que podem envolver radioterapia, cirurgia ou quimioterapia, conforme o estágio da doença. E ainda deixou uma mensagem de esperança as mulheres presentes: “Receber um diagnóstico não é sentença de morte”.
Ao final, foi realizado um sorteio especial entre as participantes, com brindes oferecidos pelas seguintes empresas parceiras: Dayo Studio, Centro de Beleza Requinte, Sicoob Sul, Criava Porcelanas, Portaromana, Belo Cosméticos, Café Colonial da Biza, Abessfi e Manu Santos Spa Terapia Natural.









