MASTERCLASS COM ANGELA HALAT MOSTRA COMO REPETIÇÃO, RECONHECIMENTO E PROPÓSITO MOLDAM COMPORTAMENTO E ENGAJAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

“A repetição fortalece o aprendizado, o reconhecimento sustenta a motivação e o propósito garante resiliência.” A frase foi destaque da fala da especialista em desenvolvimento humano Angela Halat Portugal durante a Masterclass realizada na última terça-feira, na sede do SINDIMETAL-PR.

Durante o encontro, Angela abordou como o funcionamento do cérebro humano influencia aspectos fundamentais da liderança, como motivação, desempenho e engajamento. O tema neuroplasticidade e formação de hábitos foram apontados como essenciais para a criação de novas conexões neurais, capazes de impactar diretamente o comportamento e os resultados de líderes e equipes.

A especialista explicou, ainda, que os hábitos se consolidam pela repetição, já que o cérebro responde positivamente ao condicionamento. Cada repetição fortalece as conexões sinápticas e, embora a construção de novos hábitos exija dedicação e regularidade, seus efeitos são duradouros e extremamente benéficos.

“Quando repetimos um comportamento, fortalecemos as vias neurais que sustentam aquela ação. Uma habilidade só se torna automática quando o caminho está bem estabelecido no cérebro”, destacou Halat.

Segundo Angela, esses mecanismos são determinantes para consolidar o propósito, aumentar a confiança e ajudar na definição de prioridades. Durante a masterclass, ela apresentou o modelo PHS para mudanças comportamentais sustentáveis, ressaltando também a automatização de comportamentos como técnica para consolidar transformações, além de práticas de gestão fundamentadas na dinâmica dopaminérgica.

Outro ponto relevante foi a capacidade de reorganização do cérebro ao longo da vida, conhecida como neuroplasticidade. Essa característica, apontada como essencial permite que líderes e equipes se adaptem e desenvolvam novas competências mesmo diante de desafios constantes.

“Quando alguém recebe um elogio, o cérebro libera dopamina, que gera motivação, e oxitocina, que promove conexão. Por isso, ferramentas de reconhecimento são tão poderosas”, reforçou Angela.

No encerramento, a especialista destacou que muitas empresas ainda enfrentam dificuldades na consolidação de suas culturas organizacionais. Para superar esse desafio, é essencial adotar práticas que alinhem comportamentos aos valores institucionais e fortaleçam o reconhecimento.

“O que a empresa premia, fortalece. Não basta focar em números. É preciso criar espaços para que colaboradores expressem talentos e propósitos. Isso conecta motivação, competência e pertencimento.”

A masterclass reuniu cerca de 60 participantes, entre líderes, gestores e profissionais de RH de empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL-PR. O evento foi encerrado com o sorteio de um brinde especial, premiando um dos presentes.

Texto: Estagiária Maria Fernanda Caroba Ruy sob supervisão de Myriam Veiga.

Fotos: Estagiária Maria Fernanda Caroba Ruy.

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.