Fonte de notícias: Conselhos Temáticos e Setoriais

A indústria paranaense marcou presença na II Exposição de Parques Industriais de Córdoba, realizada nos dias 27 e 28 de agosto, na cidade de Córdoba, na Argentina. Promovido pela Associação de Parques Industriais da Argentina (Apia), o evento reuniu lideranças empresariais e institucionais de diversos países para a troca de experiências e o debate sobre temas como inovação, logística, economia circular e desenvolvimento territorial.
A delegação paranaense foi liderada pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná (Sindimetal-PR), Julio Cesar Maciel, e contou com a participação do coordenador Estadual dos Conselhos Regionais da Fiep, Rafael Guimarães Amaral, além do vice-presidente para Assuntos de Comércio Exterior da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), Eder Waine Cuareli, e do diretor da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel (Codesc), Carlos Guedes.
Durante a programação do evento, eles participaram de um painel em que foram apresentados os diferenciais do ambiente industrial do Paraná. Na ocasião, foi destacado que o setor industrial paranaense responde por 28,5% do PIB do estado, com cerca de 80 mil empresas e mais de 1 milhão de empregos diretos, ocupando o terceiro lugar no Brasil quando se trata da indústria de transformação. “A internacionalização da indústria é um dos nossos principais vetores de crescimento. Parcerias com indústrias estrangeiras, como as da Argentina, ampliam não apenas as oportunidades de negócios, mas também os horizontes da inovação industrial”, ressaltou Maciel.

Visitas técnicas
A programação da missão também incluiu visitas técnicas a parques industriais da região, com o objetivo de conhecer de perto o modelo implantado pela província de Córdoba. A região se destaca por adotar uma política pública voltada justamente ao fomento de parques industriais, com incentivos à iniciativa privada e estruturas modernas para atração de indústrias. Atualmente, Córdoba conta com 67 dessas estruturas em funcionamento e tem como meta alcançar 100 nos próximos anos.
“Córdoba tem uma política muito clara de incentivo ao desenvolvimento industrial por meio de parques organizados, inclusive com fomento à construção de galpões para locação e venda às indústrias”, explicou Amaral. “Viemos conhecer esse modelo e identificar boas práticas que possam inspirar ações no Paraná, especialmente no contexto das oficinas temáticas sobre distritos industriais que se iniciam em setembro, como parte das prioridades definidas nos Fóruns Regionais da Fiep”, completou.
Além dos debates e visitas técnicas, os representantes da Fiep também mantiveram encontros institucionais com autoridades e lideranças locais, como o governador da província de Córdoba, Martín Llaryora, o ministro de Produção, Ciência e Inovação Tecnológica da província, Pedro Dellarossa, e o presidente da Associação de Parques Industriais da Argentina (Apia), Rodolfo Games. Esses momentos de articulação visaram fortalecer os laços entre as duas regiões e abrir caminhos para parcerias bilaterais.







