

O SINDIMETAL-PR, na última quarta-feira (02/07), foi palco do treinamento “Automação Comercial e Ferramentas de CRM”, conduzido por William Fernando do Grupo Sagacy Soluções Empresariais. O objetivo da atividade foi mostrar como a automação comercial e o uso de CRM podem aumentar a eficiência das vendas, melhorar o relacionamento com o cliente e impulsionar receitas.
O instrutor iniciou as atividades do dia falando sobre o “tripé comercial”, que é formado pela pré-venda, venda e pós-venda. Segundo William, o principal objetivo da pré-venda é identificar, qualificar e preparar potenciais clientes para que o time de vendas possa focar em fechar negócios com maiores chances de sucesso. Agora, na venda, é importante a escuta ativa e personalização. Para finalizar o tripé, na pós-venda há o acompanhamento e indicadores como NPS, LTV, churn e CSAT (satisfação do cliente, valor do tempo de vida, cancelamento e nível de satisfação do cliente, respectivamente).


Ao longo do encontro, foram apresentados conceitos como qualificação de leads, automação de processos, uso de indicadores de performance e a construção de uma cultura de fidelização. O instrutor levantou, ainda, a provocação “Sua empresa está crescendo ou apenas vendendo mais?”, levando os participantes a refletirem sobre a sustentabilidade das suas estratégias comerciais.
O evento também abordou o impacto das emoções no processo comercial, o valor do marketing pessoal e a importância de entender o cliente em profundidade: o que ele compra, para quem vende, e por que ele escolhe determinado fornecedor. William finalizou a palestra afirmando que fidelizar clientes é mais rentável do que buscar novos.
Participaram do treinamento empresas associadas e filiadas do SINDIMETAL-PR.
Texto e fotos: Fernanda Rottschaefer (estagiária em supervisão de Myriam Veiga)






