

O SINDIMETAL-PR promoveu, na última segunda-feira (19/05/2025), a palestra “Alterações da NR 01”, conduzida pela engenheira química e de segurança do trabalho e atuante do Sistema Fiep, Alessandra Rolim Pescosolido. O objetivo da atividade foi alertar as empresas das principais mudanças da norma regulamentadora, mostrando, também, o que vai ser necessário adaptar no ambiente de trabalho para se encaixar nas alterações realizadas.
A apresentação tratou sobre os novos requisitos da NR 01 e orientou as empresas sobre as adaptações necessárias no ambiente de trabalho. Entre os principais elencados pela especialista estão:
- Exclusão de pessoas expostas na avaliação do risco, mudando para a probabilidade de exposição;
- Participação dos trabalhadores no processo de gerenciamento de riscos;
- Levantamento preliminar de perigos e riscos;
- Plano de ação;
- Resposta a emergências;
- Processo documentado de avaliação de riscos;
- Análise de eventos perigosos.
Segundo a palestrante, nos primeiros 90 dias após a entrada em vigor das mudanças normativas, a fiscalização tem caráter orientativo, e não punitivo.
Alessandra também abordou a inclusão dos riscos psicossociais na NR 01, cuja vigência foi prorrogada para maio de 2026. Apesar do novo prazo, Alessandra explicou a relação do tema com a NR 17, que trata da ergonomia no ambiente de trabalho.
“A norma regulamentadora 17 (NR-17) orienta que o ambiente de trabalho deve estar adaptado às características psicofisiológicas dos trabalhadores, incluindo aspectos de saúde mental. A integração com a NR 01 reforça a responsabilidade das empresas em promover um ambiente psicologicamente seguro”, informa a profissional.
Na ocasião, a engenheira de segurança do trabalho apresentou as etapas para a construção do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) com foco nos fatores psicossociais. O processo envolve diagnóstico organizacional; identificação, análise, avaliação e classificação dos riscos; implementação de medidas preventivas; monitoramento e acompanhamento; além de análise crítica e revisão.
A palestrante ressaltou que cuidar da saúde mental dos trabalhadores influencia diretamente o ambiente de trabalho, pois funcionários saudáveis mentalmente possuem uma taxa de absenteísmo menor, um relacionamento melhor com os colegas, são mais produtivos e com menos risco de burnout.
Ao final do evento, foi apresentado o “Programa Indústria Cuida-se +”, do SESI, cuja ação promove benefícios exclusivos e gratuitos para associados do SINDIMETAL-PR, como o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), entre outros.


Após a apresentação do Programa, foi realizado um sorteio de brindes personalizados do SINDIMETAL-PR. Participaram da palestra empresas associadas e filiadas do Sindicato.


Texto e fotos: Fernanda Rottschaefer (estagiária sob supervisão de Myriam Veiga)






