6º ENCONTRO DO GRUPO DE TRABALHO COMPETITIVIDADE, DO PROJETO ARTICULAÇÃO DA ROTA ESTRATÉGICA DO SETOR METALMECÂNICO, PROMOVE TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE O SETOR

SAM_0784SAM_0788

Permitir a troca de experiências, promovendo uma maior interação entre os representantes do setor metalmecânico do Estado do Paraná foi um dos objetivos do 6º Encontro de Articulação do Grupo de Trabalho Competitividade Projeto “Articulação da Rota Estratégica do Setor Metalmecânico”, realizado na manhã de terça-feira (05) na sede do SINDIMETAL/PR. Assuntos como “ações e alianças estratégicas para o futuro do setor industrial paranaense” também foram debatidos durante o encontro.

O vice-presidente do Sindimetal/PR, Sr. Nelson Hübner, abriu o evento compartilhando a experiência adquirida nesses 35 anos de atividades em que está à frente do Grupo Hübner no Estado explanando sobre as oportunidades e dificuldades do setor na fabricação de auto peças.

Após as considerações do Sr. Hübner, o técnico em vendas do Senai, Jean Karlis Zalite, comentou sobre o portfólio que o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica disponibiliza para o atendimento industrial, com o propósito de reduzir custos em fabricação de componentes para as indústrias.

Segundo Zalite, o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica está investindo em equipamentos e tecnologia de ponta para o desenvolvimento de protótipos, ferramental ou componentes, feitos em resina, com o propósito de auxiliar as empresas a baixarem custos com investimentos. Além disso, o instituto ainda oferece consultoria às empresas auxiliando o investidor a aumentar a sua produtividade.

“Hoje nosso laboratório está sendo equipado com o que há de melhor no mundo, tudo para auxiliar o setor industrial nas suas necessidades, com custos reduzidos para a indústria”, afirmou Zalite.

Ao final do encontro, a equipe técnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL resgatou o item de pauta que propõe a análise do documento “Propostas para Competitividade da Indústria Paranaense”. A publicação apresenta 12 fatores chaves de competitividade, que após análise do Grupo de Trabalho-Competitividade foram selecionados 04 fatores chaves de maior impacto para cada item pesquisado. Dentre os temas citados na pesquisa estão: Educação; Meio Ambiente e Sociedade; Inovação e Produtividade.

Para complementar o estudo, o vice-presidente do SINDIMETAL/PRF destacou a importância de incluir no plano de trabalho informações completas e reais do fator chave “Financiamento Produtivo”, que segundo ele é um tema de fundamental importância.

O próximo encontro do Grupo “GT Competitividade” acontecerá dia 04 de agosto, às 8h30, na sede do SINDIMETAL/PR. Para maiores informações sobre o trabalho do GT Competitividade consulte o blog: