Sindimetal traz palestra sobre Método Ocra

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

Profissionais das áreas de RH e Segurança do Trabalho das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR tiveram a oportunidade de conhecer o Método Ocra para Análise e Prevenção de Riscos. A palestra aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), na sede do Sindimetal/PR, durante a reunião do Grupo de Estudos em Segurança no Trabalho do Sindimetal/PR.

Na ocasião, o médico e diretor da Escola Ocra Brasiliana, Dr. Ruddy Facci, citou os principais objetivos do método que, atualmente, é a revolução na ergonomia mundial. Entre os objetivos estão: avaliar as condições de risco de lesões de membros superiores em função da atividade exercida; gerar ações preventivas sem queda no ritmo da produção e sem riscos; adequar os postos de trabalho; prevenir o número de trabalhadores lesionados, entre outros.

O método faz a análise, também, de cinco fatores de risco que são: força; posturas incorretas e estereotipia; carência de tempos de recuperação; frequência e fatores complementares de risco.

Na Itália o método foi implantado por conta do elevado nível de incidência de doenças devido à sobrecarga musculoesquelética dos membros superiores. A metodologia Ocra foi recepcionada no Brasil pela norma ABNT- NR12.

Ruddy informou que por meio desta técnica é possível calcular a porcentagem de trabalhadores que desenvolverão determinada patologia. “É um método que avalia cientificamente o esforço nos membros superiores e o único no mundo que tem comprovação científica”, disse Facci.

Informações sobre o evento podem ser obtidas no Departamento Jurídico do SINDIMETAL/PR, com Luciana R. Lopes, ou Francine M. Serpa, através do telefone (41) 3218-3935, ou e-mail gerencia@sindimetal.com.br / assistente.juridico@sindimetal.com.br .

 

Você pode se interessar

Compartilhe

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.