SINDIMETAL E FIEP APRESENTAM PROGRAMA “BÚSSOLA DA INOVAÇÃO” ÀS EMPRESAS

SAM_3164

Se para alguns representantes de empresas inovar é sinônimo de altos investimentos em tecnologia ou aquisição de um sistema de última geração com alta intensidade tecnológica, para o sistema FIEP inovação significa um pré-requisito para a sobrevivência de seu negócio em período de crise, ou seja, a capacidade que a indústria tem de se tornar mais competitiva, com total apoio da Federação.

Para comentar sobre este apoio às indústrias paranaenses o sistema FIEP, em parceria com o SINDIMETAL/PR, apresentou aos diretores e representantes das empresas associadas e filiadas ao sindicato o Programa Bússola da Inovação. O evento aconteceu na manhã desta segunda–feira (05), na sede do SINDIMETAL/PR.

Segundo o coordenador do projeto, Augusto Cesar Marins Machado, a iniciativa visa incentivar o processo de inovação na indústria paranaense. “O objetivo do programa é avaliar o status da inovação entre as empresas do Paraná, além de orientar os empresários sobre as ações que podem ser desenvolvidas para fortalecer as variáveis relacionadas à inovação e a sua importância para a competitividade”, declara Machado.

Podem participar do programa indústrias de todos os portes. Neste ano, os organizadores esperam auxiliar cerca de 500 empresas paranaenses.  “Esperamos atingir esta meta, mas não há limite de participações. O processo se estende até final de outubro”, informa o coordenador.

O “Bússola da Inovação” já está em seu sexto ano de atividade e, ao longo desse processo, duas mil indústrias receberam diagnósticos, em cerca de 27 setores industriais no Paraná.

O programa funciona por meio de um questionário respondido pelas empresas, o qual é construído com base em pesquisas mundiais sobre inovação. Após concluírem a pesquisa as empresas recebem, automaticamente e de forma gratuita, um diagnóstico personalizado do seu processo de inovação e o certificado de participação no Bússola da Inovação.

“O fator importante é justamente oferecer uma ferramenta de gestão gratuita para indústrias do setor metalmecânico. Essa ferramenta trará benefícios relacionados à agregação de valor em todo o sistema produtivo da empresa e orientações práticas e factíveis para o setor”, finaliza Machado.

Outras informações podem ser obtidas por meio do email  https://observatorios.fiepr.org.br/obsurvey/bussoladainovacao