LUIZ GAZIRI MINISTRA PALESTRA SOBRE “A CIÊNCIA DA FELICIDADE” NO SINDIMETAL/PR

Autor do livro “A Ciência da Felicidade”, Gaziri comentou sobre as escolhas pessoais e profissionais que trazem felicidade.

Mesmo diante de tantas incertezas e desafios pelo caminho, todo ser humano está sempre em busca dessa tal felicidade. Todos buscam alegrias e realizações na vida pessoal e profissional para se sentirem plenos. Mas, será tão simples assim conquistar a felicidade em nosso dia a dia?

A palestra do grupo de RH do mês de julho buscou esclarecer os presentes sobre a ciência da felicidade. Para tratar do tema o SINDIMETAL/PR convidou o professor de pós-graduação da FAE Business School, ISAE/FGV e PUC/PR, Luiz Gaziri, autor do livro que deu título à palestra. O evento aconteceu na última terça-feira (23-07-2019),  e contou com uma sessão de autógrafos do professor, na sede do SINDIMETAL/PR.

Durante a reunião, Gaziri procurou esclarecer sobre escolhas para ter uma vida e uma carreira que trazem felicidade. Em sua fala comentou que as circunstâncias da vida exercem um impacto de 10% na felicidade, sendo outros 50% relacionados com a genética e 40% relacionados às atividades que dependem da nossa vontade própria, segundo pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia. A pesquisa demonstra que podemos, sim, fazer algo em prol na nossa felicidade.

Gaziri acredita que outro fator que contribui para felicidade é o poder da palavra em questões relacionadas ao reconhecimento. Cita como exemplo o ato de uma pessoa expressar a sua gratidão ao outro.

“Quando reconhecemos as pessoas, através de palavras ou gestos, esse reconhecimento tem um poder que nem dinheiro ou prêmio material consegue comprar. O poder do reconhecimento acontece ao inverso do que se imagina e se estabelece quando nós reconhecemos os outros. Ao contrário, quando esperamos sermos reconhecidos pelos outros, estamos colocando a nossa felicidade nas mãos das outras pessoas, de um destino que não temos absoluto controle. Contudo, reconhecer os outros só depende de nós”, declara Gaziri.

Opinião dos participantes

A palestra “A Ciência da Felicidade” foi muito elogiada pelos participantes que compareceram ao evento.

Para Márcia Szczepanik, da empresa Usinik Usinagem, foi gratificante participar do evento.  “Palestra de extrema importância, pois, traz grande benefício para a área de gestão de pessoas. Pretendo levar à risca os ensinamentos obtidos nesta palestra não só na empresa, mas também no meu dia a dia, com amigos e familiares. Sou muito grata ao SINDIMETAL por nos proporcionar palestras tão valiosas, em que temos a oportunidade de aperfeiçoar conceitos e proporcionar mais qualidade de vida aos nossos colaboradores”, disse.

Para a psicóloga da empresa Magius Metalurgia Industrial, Claudia Regina Stolarski, o evento foi “formidável”. O evento do Grupo de RH, realizado em comemoração aos 60 anos do SINDIMETAL, foi formidável! Passamos uma tarde repensando sobre o que é verdadeiramente importante na vida. E as pesquisas apresentadas comprovaram, para os profissionais de RH, que bons relacionamentos são essenciais. Parabéns pela iniciativa em trazer um tema tão interessante e pouco explorado”, declara.

Já para o coordenador de RH da empresa FGVTN Brasil Ltda, Gerson Gonçalves, a palestra trouxe várias reflexões.

“A reunião do Grupo de RH de hoje, com a palestra sobre Felicidade, proporcionou a todos, tenho certeza, grande contentamento e um momento de profunda reflexão sobre nossas prioridades. Revelou que o segredo da felicidade está, de fato, nas coisas simples e que exercitando a prática do bem a outrem iremos experimentar sensações de grande felicidade interior!  Parabéns ao SINDIMETAL pela escolha do tema.

Participaram do evento cerca de 60 profissionais das empresas associadas ao  SINDIMETAL/PR.