INFORME NEGOCIAÇÕES COLETIVAS – Segunda data-base sem CCT

O SINDIMETAL/PR informa que, desde o mês de novembro/2017, foram realizadas várias reuniões e assembleias, com as empresas associadas e com os sindicatos laborais, visando a assinatura de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para as datas-base 2017/2018 e 2018/2019.

Foram envidados todos os esforços para que uma boa negociação acontecesse, mas, infelizmente, não foi possível chegar a um bom termo com os sindicatos dos trabalhadores

Assim, já são duas datas-bases sem que a Convenção Coletiva de Trabalho tenha sido assinada.

Deve ser destacado que, da parte do SINDIMETAL/PR, as negociações não se encontram encerradas e que a Entidade continua à disposição para o diálogo, objetivando sempre o estabelecimento das melhores condições para as empresas e seus trabalhadores. Entretanto, também deve ser esclarecido que não há nenhuma agenda de reuniões estabelecida para a continuidade das conversas.

O SINDIMETAL/PR reitera às empresas a sugestão da prática da antecipação salarial, nos termos do informativo divulgado no dia 12/12/2018 (acesse Aqui) lembrando que, apesar do acumulado do INPC do período de dezembro/2017 a novembro/2018 ter totalizado o percentual de 3,56%, estava sendo discutido com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), no curso da negociação, o aumento no percentual de 5%, o que se encontra, neste momento, indefinido pelo impasse e não assinatura da CCT.

Também resta indefinida a instituição e cobrança de taxa negocial para os sindicatos laborais, a qual foi proposta pelo SMC no percentual de 6% (seis por cento), a ser descontada dos salários de cada trabalhador.

O SINDIMETAL/PR lembra que, nos temos da legislação vigente, em razão da não assinatura da CCT e considerada a inexistência de ultratividade das normas previstas em acordo ou convenção coletiva, perdem a obrigatoriedade as cláusulas firmadas na CCT 2015/2017.

O SINDIMETAL/PR se coloca à disposição, para esclarecimentos e/ou orientações, das empresas que sejam procuradas pelo Sindicato Profissional para negociação de Acordos Coletivos.

Mais informações no Departamento Jurídico do SINDIMETAL/PR, com as Dras. Luciana R. Lopes ou Eliziane M. Maciel, através do telefone (41) 3218-3935, ou e-mail

gerencia@sindimetal.com.br assistente.juridico@sindimetal.com.br