EMPRESÁRIOS PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE E CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO

A preocupação com o meio ambiente vem ganhando destaque e importância dentro das organizações nos últimos tempos. E um dos motivos dessa mudança de conduta é, sem dúvida, o fortalecimento dos debates sobre preservação ambiental e as pressões do governo federal em relação ao cumprimento das legislações ambientais vigentes.

A participação empresarial em eventos que discutam o tema é um passo importante para mostrar o envolvimento e a conscientização das indústrias sobre questões relacionadas à preservação ambiental. Nesse sentido, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos industriais sobre legislação e gerenciamento ambiental, o SINDIMETAL/PR, em parceria com o SENAI/PR, realizou, no dia 21 de fevereiro, o evento: “Palestra e Clínica Tecnológica sobre o tema Meio Ambiente”.

Três especialistas no assunto trouxeram assuntos de grande relevância às empresas. A primeira mini palestra tratou sobre “Resíduos Sólidos e Logística Reversa”.

Ministrada pelo mestre em meio ambiente urbano e industrial pela UFPR, Élcio Herbst, a primeira palestra tratou da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os procedimentos, normas e critérios referentes à geração, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, ou seja, o PGRS – Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Élcio comentou, ainda, sobre como elaborar um Plano de Logística Reversa, obedecendo às legislações vigentes e citou a Lei 9.605/98, que dispõe sobre crimes ambientais.

Aproveitando a oportunidade a doutora Luciana Rocha Lopes, assessora jurídica do SINDIMETAL/PR e secretária do Comitê Gestor do Plano de Logística Reversa do Setor Metalmecânico do Estado, informou os presentes sobre o referido Plano de Logística Reversa e distribuiu cópias físicas da cartilha, desenvolvida pelo Comitê e validada pela SEMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“Licenciamento Ambiental e Efluentes Líquidos” foi o tema da segunda mini palestra, ministrada pelo tecnólogo em Gestão Ambiental pelas Faculdades Integradas Camões, Maurício Jober da Silva. Maurício explicou o conceito de licenciamento ambiental, tratou das modalidades de licenciamento, quem deve ter o licenciamento e validade das licenças. Sobre efluentes líquidos, Maurício apresentou aos presentes os principais tipos de efluentes, tratamentos, lançamento e destinação final dos rejeitos industriais.

O último debate do dia foi sobre o assunto “Emissões Atmosféricas e passivos ambientais”. O engenheiro ambiental e sanitarista pela FAE, Felipe Pires de Moraes, contextualizou o tema esclareceu as obrigações das empresas em relação à prevenção de contaminações, multas e indenizações por danos causados ao meio ambiente e discorreu, ainda, sobre as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que estabelecem diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por substâncias em decorrência da ação humana.

Ao final das palestras foi realizada a “Clínica Tecnológica”, momento no qual foram sanadas as dúvidas dos presentes sobre os temas apresentados no evento.

Para o presidente do SINDIMETAL/PR, Alcino de Andrade Tigrinho, eventos que auxiliem e direcionem os empresários na elaboração de planos de gerenciamento dos resíduos industriais de forma a atender às normas e legislação vigentes são de fundamental importância.

“Quando o assunto é meio ambiente, diz respeito a todos, embora muitos ainda não entendam dessa forma, agindo de maneira imprudente. Cabe a nós, empresários, mudar essa cultura. E a mudança de comportamento começa por pequenos atos como, por exemplo, a presença em palestras como as de hoje, que nos instruiu sobre os processos para gestão e preservação do meio ambiente”, finaliza.

Participaram do evento cerca de 20 representantes das empresas associadas ao SINDIMETAL /PR.

E quem quiser conhecer a cartilha entregue no evento, CLIQUE AQUI.