CONSELHO GESTOR DE LOGÍSTICA REVERSA DO SETOR METALMECÂNICO PARTICIPA DO 2º SEMINÁRIO PARANAENSE DE LOGÍSTICA REVERSA

O Conselho Gestor de Logística Reversa do Setor Metalmecânico esteve presente no 2º Seminário Paranaense de Logística Reversa, realizado no dia 13 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná FIEP – Campus Indústria.
O evento foi promovido pela FIEP, em parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA/PR), e reuniu representantes de sindicatos, associações setoriais, poder público e comunidade na sede da federação.
O seminário teve como principal objetivo discutir propostas de incentivos às indústrias que viabilizem a implantação da logística reversa nos setores, reduzindo custos e tributos do processo.
Durante todo o dia, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar uma série de palestras relacionadas ao tema, entre elas: propostas do setor industrial para incentivos econômicos previstos pela PNRS; economia circular, logística fiscal e instrumentos econômicos; necessidade de simplificação fiscal e tributária na logística reversa de eletroeletrônicos, entre outras.

LOGÍSTICA REVERSA
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei Federal 12.305/2010) define logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos pós consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ambientalmente adequada.