Conferência discute propostas de políticas públicas para o trabalho e emprego em Curitiba

Propostas para formulação de políticas públicas para o trabalho e o emprego estarão em discussão nesta sexta-feira (14) e sábado (15) na 2ª Conferência Municipal do Emprego e Relações do Trabalho de Curitiba.

A abertura solene ocorre às 19 horas da sexta-feira, no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação, com a presença de autoridades e de 168 delegados, que representarão 57 entidades patronais e de trabalhadores e 19 segmentos públicos.

Na abertura da Conferência será assinado o Memorando do Trabalho Decente, documento elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que contém diretrizes para o combate à precarização do trabalho. “Trabalho decente é um conceito que se modifica constantemente de acordo com a compreensão dos processos produtivos. Nesta conferência, procuraremos debater todos os aspectos que devem ser enfrentados de forma democrática, com ampla participação tripartite”, explica a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.

“O memorando é um marco importante, pelo qual o poder público ratifica políticas e ações já executadas para o enfrentamento de situações de vulnerabilidade da população no mercado de trabalho”, diz Marisa Stedile, superintendente da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho. O tema do encontro, cujos debates acontecerão neste sábado (15), é “Trabalho Decente e Políticas Públicas”.

As discussões da propostas acontecem neste sábado (15), durante todo o dia, em torno de quatro temas principais: emprego e juventude, saúde do trabalhador, qualificação, e diálogo social. Além disso, os delegados irão eleger as entidades que irão compor o Conselho Municipal do Emprego e Trabalho no próximo triênio.

“A conferência tem caráter deliberativo e as propostas aprovadas irão nortear o trabalho da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego nos próximos três anos”, explica Marisa Stedile.

Abertura da Conferência Municipal do Emprego e Relações do Trabalho de Curitiba

Local: Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação (Rua Dr. Faivre, 398, Centro)

Data: sexta-feira, 14 de agosto

Horário: 19 horas