Quando pensamos nos custos que um empregado representa para a empresa todos sabemos que o gasto não se limita apenas ao salário mensal do colaborador. Os custos são diversos, a começar pela própria contratação, benefícios, encargos, obrigações e responsabilidades que se não forem bem planejados e geridos podem impactar severamente no orçamento da empresa.
Para auxiliar as empresas nesse planejamento o SINDIMETAL/PR promoveu, no dia 11 de dezembro, a palestra “Como reduzir o custo previdenciário evidenciando cuidados com o trabalhador”. O evento encerrou as atividades deste ano dos grupos de Recursos Humanos e de Estudos em Segurança do Trabalho da entidade.
Realizada na sede do sindicato, a reunião contou com a presença de empresários, profissionais de RH e de Segurança do Trabalho das empresas associadas ao SINDIMETAL/PR.
O convidado para abordar o tema foi o advogado e engenheiro de segurança do trabalho, Rodrigo Meister de Almeida. Em sua apresentação, Rodrigo discorreu sobre a gestão da segurança e saúde com foco na redução de custos por afastamentos e impostos previdenciários.
De acordo com Rodrigo, é preciso muita cautela da empresa em relação aos assuntos ligados à segurança do trabalhador, uma vez que o formato da segurança do trabalho no Brasil é extremamente legalista.
“É preciso tomar muito cuidado com os assuntos ligados à segurança do trabalho. Muitas vezes ocorre da empresa receber uma notificação da fiscalização para regularizar a documentação preenchida e emitida pela empresa. E se a empresa não resolver no prazo assinalado poderá receber multa”, alerta.
Outros assuntos tratados durante a reunião foram: aposentadoria especial (tempo reduzido), ações regressivas, nexos técnico, previdenciário e epidemiológico previdenciário e, ainda, foram esclarecidas questões sobre a contribuição adicional devida em virtude de ambientes insalubres existentes nas empresas.
Ao final da palestra, Rodrigo orientou os profissionais de RH acerca do que fazer para que a empresa consiga reduzir os valores de impostos pagos. “É muito importante que haja uma boa interação entre os setores para bem gerenciar os gastos. Esse é o primeiro passo. Manter uma estratégia de gestão é essencial dentro de uma empresa para que sejam eliminados riscos que possam gerar gastos desnecessários com aposentadorias”, finaliza.
A palestra foi realizada com apoio do SESI/PR.