TRINTA PROFISSIONAIS SÃO CERTIFICADOS NO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DO SINDIMETAL /PR NO MÊS DE AGOSTO

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

Neste mês de agosto o Programa de Qualificação Profissional do SINDIMETAL/PR, promovido em parceria com o Senai, qualificou trinta profissionais das empresas associadas e filiadas ao sindicato.

No dia 19 de agosto a turma certificada foi a do curso “Boas Práticas de Fabricação Mecânica”. A capacitação teve como objetivo desenvolver, nos participantes, competências relativas à manutenção e ao uso adequado de ferramentas manuais, auxiliá-los a entender procedimentos de qualidade do produto, além de estimular a qualidade e produtividade nas operações importantes para o processo produtivo.
De acordo com o instrutor, Rodrigo Rocha Germano, o curso visa conscientizar o trabalhador de chão de fábrica a conservar seus equipamentos de trabalho. “Sabemos que a vida útil de cada ferramenta é de apenas 5 anos e o custo desses equipamentos são altos. Nosso objetivo, então, é conscientizá-los a terem cuidado com esses equipamentos”.
Além disso, os participantes puderam aprender sobre os 8 “S” das boas práticas de fabricação mecânica, que são: senso de organização; eliminação do supérfluo; senso de arrumação; senso de limpeza; senso de padronização; senso de disciplina; senso de treinar, buscando sempre capacitação profissional; eliminar perdas; e realizar com determinação e união.
Já no dia 25 de agosto os participantes do Curso de “Administração das Rotinas de Recursos Humanos” receberam as certificações. De acordo com a professora do Senai, Silmara Cândido Rodrigues, os temas apresentados em aula foram: rotinas trabalhistas e subsistemas do RH, ou seja, cada uma das funções do sistema de RH fundamentais para um melhor desempenho do profissional da área.
“O objetivo do curso foi transmitir conceitos sobre as rotinas trabalhistas, obrigações e encargos. Também detalhamos questões que envolvem os subsistemas de RH, ou seja, as departamentalizações do RH. Nesse assunto tratamos sobre funções de recrutamento e seleção; avaliação de desempenho; remuneração nos cargos e salários”, finaliza. Silmara.