REUNIÃO CONJUNTA DO GRUPO DE SEGURANÇA NO TRABALHO  E DO GRUPO DE RH  TRATA DA MODERNIZAÇÃO DAS NR’S

Em julho deste ano foram realizadas atualizações em várias normas reguladoras de segurança no trabalho no país. Embora as mudanças venham para facilitar alguns procedimentos, há a necessidade de adequações por parte das empresas, pois, caso não realizem as alterações necessárias, poderão sofrer a incidência de graves sanções.

Mas, o que mudou nas NR’s? Essa e outras dúvidas foram sanadas durante a reunião conjunta do Grupo Segurança no Trabalho (GEST) e do Grupo de RH (GRH)  do SINDIMETAL/PR, realizada na sede do sindicato no último dia 04 de setembro. Para discorrer sobre o tema o SINDIMETAL/PR convidou Júlio Cesar Doneda, engenheiro de segurança no trabalho.

O objetivo do evento foi alertar e atualizar os presentes a respeito de cada normativa alterada. Doneda apresentou os itens relacionados à capacitação e treinamentos, bom como o tratamento diferenciado para MEI, ME, EPP tratados na NR1. Também analisou as alterações realizadas na NR12, inclusive em itens relacionados à Indústria 4.0 e os robôs industriais colaborativos, e comentou sobre a revogação da NR 2.

Ao final da palestra deu dicas sobre o que as empresas precisam observar para atender a NR-12 e destacou que a segurança continua sendo um item essencial, que não foi abandonado pelas normas em suas novas redações.

“O que o Governo Federal tentou fazer com essa modernização foi melhorar o ambiente de negócios por meio da simplificação, desburocratizando dando agilidade ao processo de utilização de maquinários, aumentando, assim, a competitividade das empresas. Porém, atender às determinações das normas é fundamental, pois a fiscalização às empresas continua”, finaliza Doneda.

Participaram da reunião cerca e 50 profissionais das empresas associadas ao SINDIMETAL/PR.