Palestra: “NR-12”

Grupo de Estudos em Seguranca no Trabalho

O Ministério do Trabalho publicou, no dia 24/12/2010, a uma nova versão da Norma Regulamentadora NR-12, que versa sobre Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

Independentemente de todas as iniciativas do SINDIMETAL/PR, da FIEP e da CNI para alterar aspectos ou forma de aplicação da NR-12, a norma está em vigor e as fiscalizações e autuações estão ocorrendo de forma bastante incisiva. Temos notícias, quase que diárias, de empresas que estão tendo suas máquinas interditadas por não atenderem a NR-12, e dependendo do caso, a interdição pode significar prejuízos imensos para a empresa, se não o seu fim.

Diante deste quadro o SINDIMETAL/PR, tem a satisfação de convidar as empresas para participarem de mais uma atividade enfocando o assunto, desta vez no âmbito do Grupo de Estudos em Segurança no Trabalho.

Trata-se de palestra sobre a “NR-12”.

Data: 29 de abril de 2015 (quarta-feira, excepcionalmente)

Local: SINDIMETAL/PR – Rua Angelo Greca, nº 70, Atuba – Curitiba/PR

Programação:

08h45:  Recepção dos participantes

09h00: Palestra

12h00: Encerramento.

Temas abordados:

1. Entender a Fiscalização (Obrigações Legais);
  2. Inventário de máquinas;
  3. Análise de risco;
  4. Abertura de ART;
  5. Definição do Sistema e Segurança;
  6. Dispositivos de segurança e redundâncias;
  7. Sinalização do equipamento;
  8. Utilização de cores;
  9. Plano de Ação;
  10. Manuais de máquina;
  11. Capacitação;
  12. Relatório de Adequação.

Palestrante: Engº. Marco Aurélio Alves

Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – UFPR; Formação em Engenharia de Produção – Faculdade Radial de Curitiba;  Analista da Qualidade – TECPAR;  Analista de Metrologia – Mitutoyo;  Auditor Líder ISSO 9001 – BSI;  Especializado em Processos da Qualidade 9000 e 14000; Responsável Técnico por NR12 e coordenador na Empresa Qualimath Consultoria e Treinamentos;  Ministra Treinamentos no Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná;  Realiza consultoria e Treinamentos nas áreas da Qualidade e Segurança do Trabalho;  Implantação e Adequação de empresas a NR12  Certificação de Empresas pelo Sistema ISSO 9000;

SUA PARTICIPAÇÃO E PRESENÇA SÃO FUNDAMENTAIS!
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Este evento será aberto também a empresas da categoria que não sejam associadas ao Sindicato. Assim, convide seus conhecidos, empresários, RH’s e profissionais de segurança no trabalho de empresas metalúrgicas, para participarem conosco desta reunião. Vamos debater com mais pessoas e, quem sabe, trazer mais pessoas para o Grupo de Estudos em Segurança no Trabalho.

Inscrições: através do e-mail assistente.juridico@sindimetal.com.br  com nome completo, nome da empresa, número de telefone para contato e e-mail do participante, até o dia 23 de abril de 2015.

Informações: pelo telefone (41) 3218-3935, com Francine Mello Serpa, ou Luciana Rocha Lopes.