Palestra: “Conheça o Método OCRA Para Avaliação de Riscos no Trabalho”

Grupo de Estudos em Seguranca no Trabalho

O SINDIMETAL/PR, tem a satisfação de convidar as empresas para participarem de mais uma atividade do Grupo de Estudos em Segurança no Trabalho.
Trata-se da palestra “CONHEÇA O MÉTODO OCRA PARA AVALIAÇÃO DE RISCOS NO TRABALHO”.

Data: 19 de março de 2015 (quinta-feira)
Horário: 09h00
Local: SINDIMETAL/PR – Rua Angelo Greca, nº 70, Atuba – Curitiba/PR

Programação:
08h45: Recepção dos participantes
09h00: Palestra
12h00: Encerramento.

Temas abordados:

1) AVALIAÇÃO DOS RISCOS NO TRABALHO POR ESFORÇOS REPETITIVOS DE MEMBROS SUPERIORES

A metodologia CHECKLIST OCRA, além de ter certificação internacional pela ISO 11228-3, é NORMA ABNT NBR ISO 11228-3/2014. Avalia quantitativamente os 5 fatores de risco para os membros superiores (frequência, força, postura, pausas e complementares), pontuando cada fator individualmente, através de um software especifico, para ter uma pontuação final (valor CHECKLIST OCRA). Permite afirmar o percentual de adoecimento dos trabalhadores expostos ao risco. Possibilita, também, indicar as melhorias ergonômicas para reduzir os riscos.

2) AVALIAÇÃO DO PESO RECOMENDADO PARA A MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS

O Método NIOSH BY OCRA, certificado pela ISO 11228-1, permite calcular o peso recomendado para movimentar uma carga, de maneira a prevenir a dor nas costas, ou seja, prevenção da lombalgia e da hérnia de disco.

Ambas as metodologias podem também ser utilizadas para a complementação da identificação/determinação do nexo (NTEP) entre doença e o posto de trabalho.

O método OCRA, por se tratar de uma Norma ABNT (NBR), tem sido aceito pelos Tribunais do Trabalho do país.

Palestrante: Dr. Ruddy Faccy
(Médico formado em 1970 pela PUC – PR; Residência em Cirurgia Geral no Hospital de Clínicas da UFPR – 1971 / 1973; Pós-graduação em Medicina do Trabalho pela UNICAMP em 1975; Especialista em Medicina do Trabalho por concurso da Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina (1983); Especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral – MG – 1995 / 1997; Cursos nos Estados Unidos, Canadá, Itália, Suécia, Austrália, Finlândia, Espanha , Argentina, Espanha; Professor-convidado de várias universidades brasileiras e estrangeiras; Correspondente Estrangeiro de várias revistas internacionais de Saúde Ocupacional; Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional; Membro da Câmara Técnica em Medicina do Trabalho do Conselho Regional de Medicina do Paraná; Docente da Escola OCRA de Ergonomia).

SUA PARTICIPAÇÃO E PRESENÇA SÃO FUNDAMENTAIS!

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Este evento será aberto também a empresas da categoria que não sejam associadas ao Sindicato. Assim, convide seus conhecidos, RH’s e profissionais de segurança no trabalho de empresas metalúrgicas, para participarem conosco desta reunião. Vamos debater com mais pessoas e, quem sabe, trazer mais pessoas para o Grupo de Estudos em Segurança no Trabalho.

Inscrições: através do e-mail:  assistente.juridico@sindimetal.com.br  com nome completo, nome da empresa, número de telefone para contato e e-mail do participante, até o dia 16 de março de 2015.

Informações: pelo telefone (41) 3218-3935, com Francine Mello Serpa, ou Luciana Rocha Lopes.

Você pode se interessar

Compartilhe

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.