OUTUBRO ROSA NO SINDIMETAL/PR TEVE PALESTRAS PARA MULHERES E SORTEIO DE BRINDES

Informações sobre prevenção e tratamento do câncer; uma ação solidária de sucesso com arrecadação de lenços e produtos de higiene; sorteio de brindes e um belo depoimento de vida com foco no empoderamento da mulher. Foi assim o “Outubro Rosa 2019”, promovido pelo SINDIMETAL/PR.

A segunda edição do evento, realizada no último dia 24 de outubro, foi repleta de momentos de muita descontração e informações relevantes para os presentes fechando, assim, o mês da campanha mundialmente conhecida, de prevenção do câncer de mama.

Destinado às mulheres atuantes nas indústrias do setor metalmecânico, este ano o Outubro Rosa SINDIMETAL/PR contou com a presença da voluntária e coordenadora do Ambulatório do SUS, Ivanilde Paraízo Rodrigues Vieira, da voluntária do ambulatório educacional, Claudia Reina Stremel Hedeke, ambas do Hospital Erasto Gaertner, e da diretora da empresa Maringá Soldas, Kozue Imai.

A primeira palestra, realizada por Ivanilde Paraizo Rodrigues Vieira e Claudia Reina Stremel Hedeke, abordou o tratamento e prevenção do câncer de mama. As voluntárias do Hospital Erasto Gaertner procuraram conscientizar as participantes sobre a doença e os meios de prevenção e de combate ao câncer, trazendo uma série de slides que mostram a evolução da doença, caso não seja diagnosticada a tempo. Ivanilde alertou, ainda, para a importância de ser realizado, todos os anos, o exame preventivo para o câncer de colo de útero.

“É muito triste ver o estado em que algumas mulheres chegam ao hospital. Certamente, seria diferente se fosse buscado auxílio médico mais cedo, porque o nosso corpo dá sinais de que algo não vai bem, mas nós ignoramos. Fazer o preventivo e os exames periódicos é importantíssimo. Portanto, tenham cuidado com sua saúde”, declara Ivanilde.

A segunda palestra da tarde trouxe o tema: “O empoderamento da Mulher nas Organizações”, assunto abordado pela diretora da empresa Maringá Soldas, Kozue Imai.

Em sua apresentação, Kozue contextualizou o papel que as mulheres têm desempenhado na história e trouxe também a sua história de vida profissional, que iniciou aos 53 anos, com o falecimento do seu marido.

“Eu recebi três empresas para administrar e tinha que fazer o trabalho da melhor maneira possível. A grande dificuldade que eu tive não foi assumir os negócios, ou buscar o conhecimento empresarial em cursos, treinamentos, workshops, mas sim carregar o estigma de suceder um homem como foi o meu marido – admirado, respeitado como ser humano e como empresário. Eu fui comparada a ele muitas vezes. Hoje todos enxergam o quanto a empresa evoluiu e o quanto eu consegui obter resultados a frente da empresa”.

Ao final das palestras houve distribuição de brindes oferecidos pelas empresas associadas Daiken Elevadores, Engetank, FGVTN, Qualyjet e Usinik, além do sorteio de três vouchers para jantares na Churrascaria Batel Grill e Cantina do Délio.

OPINIÃO DOS PARTICIPANTES SOBRE O OUTUBRO ROSA SINDIMETAL/PR

As participantes que compareceram no dia 24 teceram muitos elogios sobre o evento. Helke Meira, da Metalúrgica Schwarz, considerou o evento, com os temas da tarde e o congraçamento, de muita relevância. “Foi um dia de muita descontração para nós mulheres e, também, de conscientização sobre prevenção do câncer e sobre o empoderamento feminino. A palestrante, Sra. Kozue, nos transmitiu o conhecimento de como nos capacitarmos visando o mercado de trabalho.

Milena Jacometti, da empresa Advaltek, também fez muitos elogios ao evento. “Foi sensacional e nos mostrou o quanto podemos nos valorizar mais, além de nos fazer refletir, também, sobre um assunto tão importante, que é o tratamento e prevenção do câncer”.

Luciane Maria Matte, da FGVTN, também achou de grande relevância os temas trazidos no Outubro Rosa desse ano.
“Os temas abordados foram muito interessantes, mas gostaria de parabenizá-los, principalmente, pela excelente iniciativa da campanha que vai auxiliar o Hospital Erasto Gaertner. E, claro, parabenizar pela  organização do evento em geral, pois, estava tudo ótimo ”.

Tayomara Szczepanik, da empresa Usinik, afirmou que as palestras estavam muito boas. “Foi uma das primeiras palestras das quais participei que eu achei muito clara. Entendemos perfeitamente tudo que elas comentaram e transmitiram muito bem a mensagem. E a ação social foi incrível! Muitas vezes culpamos o governo, mas, nós mesmos não fazemos nada para melhorar a situação. Todos nós podemos auxiliar de alguma maneira. E pode parecer tão pouco para quem doa, mas, é muito pra quem recebe, porque nessa doação vai amor. Então, foi uma ação muito válida do SINDIMETAL”.

ENTREGA DAS DOAÇÕES AO HOSPITAL ERASTO GAERTNER

O evento Outubro Rosa 2019, promovido pelo SINDIMETAL/PR, foi um sucesso!

Foi gratificante para a nossa entidade ver uma mesa cheia de doações para serem destinadas às mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer no Hospital Erasto Gaertner.

Recebemos muitos lenços, turbantes, e produtos de higiene pessoal, todos acompanhados de boas energias, muita solidariedade e carinho.

A entrega das doações aconteceu na última terça-feira, dia 29 de outubro, na Rede Feminina do Hospital Erasto Gaertner.

A todas as empresas associadas e seus colaboradores que participaram e doaram um pouco de amor nesta ação tão importante, deixamos o nosso mais sincero agradecimento.