Jornal do Sindimetal

18/12/2013
INFORMATIVO NEGOCIAÇÃO COLETIVA - ANTECIPAÇÃO SALARIAL

INFORMATIVO - NEGOCIAÇÃO COLETIVA 2013/2014

O SINDIMETAL/PR informa que a Federação dos Metalúrgicos do Estado do Paraná, representando os Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos da Grande Curitiba, Irati e região, Guarapuava e região, e Paranaguá e região recusou a proposta apresentada pela entidade patronal para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (vide carta anexa).

A proposta feita pelo SINDIMETAL/PR foi de 8% de aumento salarial a ser aplicado a partir de 1º de fevereiro/2014, com manutenção do limitador no valor de R$ 6.257,02 (seis mil, duzentos e cinquenta e sete reais e dois centavos), abono de 22% do salário de novembro/2013 a ser pago em 20/01/2014 e pisos, a partir de fevereiro/2014, corrigidos pelo mesmo percentual de aumento dos salários.

Diante desta negativa, o SINDIMETAL/PR orienta às empresas que assim o desejarem, que adotem a prática de concessão de antecipação salarial, no mês de Dezembro de 2013, para pagamento até o 5° (quinto) dia útil do mês de Janeiro de 2014, no percentual de 5,58% (cinco vírgula cinquenta e oito por cento).

Para que a antecipação surta os devidos efeitos legais deverão ser tomados os seguintes cuidados:

a) A antecipação deverá constar do recibo/holerite de pagamento de forma destacada nos seguintes dizeres: “ANTECIPAÇÃO SALARIAL DATA BASE 2013/2014 5,58%
b) A antecipação deverá ser anotada na Carteira de Trabalho e Emprego e nas Fichas/Livro de Registro dos empregados, nos seguintes dizeres: “ANTECIPAÇÃO SALARIAL, NO PERCENTUAL DE 5,58%, RELATIVA À DATA BASE 2013/2014, A SER COMPENSADA EM ACORDO COLETIVO OU CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO”.
c) A antecipação trará reflexos no 13º salário e férias concedidas a partir de dezembro/2013;
d) As rescisões de contrato de trabalho cujas dispensas tenham sido realizadas antes da antecipação, deverão aguardar o fechamento da CCT 2013/2014 para serem realizados os devidos cálculos e pagamentos complementares.

Caso as empresas sejam procuradas pelo Sindicato Profissional para negociação de Acordos Coletivos, sugerimos que, antes da apresentação de qualquer proposta, a empresa procure SINDIMETAL/PR para orientações.

Mais informações no Departamento Jurídico do SINDIMETAL/PR, com a Dra. Luciana R. Lopes, através do telefone (41) 3218-3935, ou e-mail gerencia@sindimetal.com.br .
Índice de Notícias

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná