INTELIGÊNCIA EMOCIONAL FOI TEMA DE PALESTRA NO SINDIMETAL/PR

Para que uma organização se torne competitiva no mercado são necessários diversos requisitos que a impulsionem e diferenciem das concorrentes. E um desses requisitos, extremamente importante no dia a dia empresarial, é o gerenciamento de emoções no ambiente de trabalho. Assim, a inteligência emocional é um conceito que vem ganhando destaque nos últimos tempos, relevando-se um fator-chave no sucesso individual e das organizações, de um modo geral.

Porém, desenvolver as habilidades interpessoais necessárias exige conhecimento, dedicação e empenho não apenas individual, mas também da organização, já que as emoções são variáveis e diretamente influenciadas pelo ambiente de trabalho.

Assim, para entender melhor como gerenciar a inteligência emocional no ambiente de trabalho, o SINDIMETAL/PR, em parceria com a Instituto de Governança Trabalhista (IBGTR), convidaram a psicóloga organizacional e escritora, Andrea Cordoniz, para ministrar palestra sobre esse tema tão atual e relevante no momento atual: “A Inteligência Emocional”.

Durante a palestra, que aconteceu no último dia 15 de outubro, na sede do SINDIMETAL/PR, Andrea conceituou o tema, os motivos pelos quais esse assunto ganhou tanta importância na atualidade e qual a relação entre inteligência emocional e saúde física e mental das pessoas, principalmente nas organizações.

De acordo com Andrea, as competências comportamentais ganharam espaço nas organizações tendo em vista que as empresas necessitam de profissionais inovadores, criativos, que tenham capacidade de liderança com boa comunicação e saibam tomar decisões rápidas e corretas em prol da empresa.

“ Todos nós trabalhamos com relacionamentos. Existe algum empreendimento que não tenha cliente, que você não tenha que se relacionar com alguém? Por isso que a inteligência emocional é um diferencial competitivo sim. Ela faz toda a diferença e todas as projeções de universidades do mundo inteiro estão mostrando isso.”

Nesse sentido, Andrea também destacou a importância do líder no ambiente de trabalho. Um gestor toma uma decisão a cada 9 minutos. E, se contabilizarmos isso, são 10 mil decisões por ano. Portanto, a forma como se exerce a liderança interfere de maneira decisiva na vida das outras pessoas.

Para a palestrante, ter inteligência emocional é saber reconhecer as emoções e gerenciar comportamentos e relacionamentos. Ela destacou 4 habilidades fundamentais para desenvolver a inteligência emocional: o autoconhecimento; a autogestão; a consciência social e a gestão de relacionamento.

“Toda e qualquer relação exige investimento. Tome a iniciativa para tornar as coisas melhores no seu ambiente de trabalho”.

Participaram da palestra cerca de 50 profissionais das empresas associadas ao SINDIMETAL/PR e ao IBGTR.