CURSO NO SINDIMETAL/PR ABORDA O eSOCIAL COM AS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELA REFORMA TRABALHISTA

Já é uma realidade para as empresas brasileiras a implantação do eSocial, programa que visa coletar e unificar informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relacionadas à contratação, utilização de mão de obra com vínculo empregatício, prestadores de serviços, entre outros. Porém, com as alterações trazidas pela nova legislação, é preciso cautela por parte dos profissionais de RH e de contabilidade ao tratar das relações de trabalho.
Nesse sentido, com o objetivo sanar dúvidas relacionadas ao assunto bem como orientar os profissionais a prevenir eventuais multas ou autuações tanto na esfera previdenciária, quanto na trabalhista, é que o SINDIMETAL/PR promoveu, no dia 28 de setembro, na sede do sindicato, o curso: eSocial: Preparação e Cuidados com a Reforma Trabalhista.
Já foram várias turmas realizadas no SINDIMETAL/PR desde 2013 para tratar do tema, ministrado pela especialista em direito do trabalho, Luciana Saldanha. Para esta turma a advogada explicou formas de como repassar informações sobre os processos ao governo e comentou sobre legislação.
“Neste curso estamos focando especialmente nas regras de como enviar periodicamente as informações do eSocial. Também comentamos sobre forma de gestão, risco e mapeamentos, resultados esperados do sistema e sobre legislação”, comenta Luciana.
Para a especialista, a grande dificuldade no processo é adequar os procedimentos de acordo com a legislação trabalhista.
“O desafio dos profissionais não é mais conhecer o eSocial, mas sim como informar as rotinas da empresa de acordo com a legislação trabalhista. E atender as normas impostas pelo sistema do eSocial é um processo demorado e cansativo”, afirma.
Para que as empresas não sintam tanto os impactos do eSocial, uma dica de Luciana é manter seus profissionais atualizados. “Atualizar seus profissionais é uma das melhores opções para evitar problemas com o eSocial”, finaliza.
Participaram do curso 17 profissionais das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR.